AGRONEGÓCIO
Agrodefesa alerta produtores para atenção aos prazos neste mês de janeiro
Publicado em
12 de janeiro de 2024por
Da RedaçãoA Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), órgão do Governo de Goiás, alerta o produtor rural para que tenha atenção aos prazos de ações, ligadas a importantes cadeias agrícolas e pecuárias, que finalizam neste mês de janeiro. O calendário referente ao mês de janeiro inclui atenção à semeadura da soja, cadastro de lavouras e registro de estabelecimentos comerciais avícolas, com foco na prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (gripe aviária).
“A Agrodefesa tem um importante papel junto ao produtor rural de manter vigilância ativa sobre cultivos e rebanhos, de modo a evitar a introdução e disseminação de pragas e doenças. Para isso, atualiza e divulga constantemente calendários de ações com foco no monitoramento das produções goianas”, explica o diretor de Defesa Agropecuária, Augusto Amaral Rocha. “No mês de dezembro, por exemplo, tivemos muitas ações com prazos focados no rebanho bovino, mas agora neste mês de janeiro é a vez dos estabelecimentos comerciais avícolas e dos produtores de soja darem atenção às ações que a Agência requer deles”, complementa.
Augusto explica, ainda, que esse monitoramento contribui para que o Governo de Goiás possa dar uma resposta efetiva, no caso da identificação de algum potencial risco às lavouras e rebanhos goianos. “É importante que o produtor mantenha sua documentação e seus cadastros atualizados junto à Agrodefesa, pois isso é fundamental para a defesa agropecuária de todo o Estado. Em uma eventual identificação de doença ou praga, com o mapeamento atualizado, a Agência pode agir de forma efetiva, minimizando possíveis impactos nas diferentes cadeias produtivas”, acrescenta.
Confira o cronograma dos prazos que finalizam no mês de janeiro:
Agrícola
12 de janeiro: Fim do prazo para a semeadura de soja
O Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, conseguiu junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a prorrogação do prazo para a semeadura da soja no estado. Com isso, o plantio que terminaria no dia 2 de janeiro de 2024, se estenderá até 12 de janeiro. A solicitação foi encaminhada pela Agência a pedido do setor produtivo, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), motivada pela forte influência do fenômeno climático El Niño, que ocasionou irregularidades das chuvas e elevadas temperaturas no segundo semestre de 2023. A prorrogação deve ajudar os produtores que se encontram diretamente prejudicados pela falta de chuva deste ano, especialmente no Norte do estado.
27 de janeiro: Fim do prazo para o cadastro de lavouras de soja junto à Agrodefesa
Após prorrogação da semeadura de soja no estado até 12 de janeiro, o prazo para efetuar o cadastro de lavoura também foi alterado. Agora, os produtores goianos podem fazer o registro no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) até 27 de janeiro, por meio do site https://sidago.agrodefesa.go.gov.br. A declaração é obrigatória e sempre deve ser feita até 15 dias após o término do calendário da semeadura. Constam neste cadastro informações da área plantada, o tipo de cultivar utilizada, a data do plantio e previsão da colheita. Também é solicitado o CNPJ de onde foi adquirida a semente, ou se a semente foi produzida pelo próprio produtor, além de informações sobre cultura irrigada ou não. As informações são importantes para o trabalho de sanidade no campo, a exemplo do combate de pragas como a ferrugem asiática.
Pecuária
31 de janeiro: Fim do prazo de registro ou renovação de cadastro de estabelecimentos comerciais avícolas junto à Agrodefesa
A Agrodefesa publicou a Instrução Normativa 10/2023 que estabelece o prazo de 31 de janeiro de 2024 para o registro ou o recadastramento de estabelecimento comercial avícola junto à Agência. O cadastro deve ser feito por meio do Sidago, disponível no site https://sidago.agrodefesa.go.gov.br. A medida sanitária faz parte de uma série de ações adotadas pelo Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, com o objetivo de garantir a prevenção e o controle de doenças, como Influenza Aviária e NewCastle. Na Instrução Normativa, publicada no fim de 2023, além das regras para registro dos estabelecimentos, também foram reforçadas as medidas sanitárias que devem ser aplicadas em estabelecimentos avícolas comerciais, como granjas, para evitar a possível disseminação do vírus da Influenza.
31 de janeiro: Fim do prazo para declaração de biosseguridade em granjas avícolas de Goiás junto à Agrodefesa
Ação com foco na prevenção da introdução da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe aviária), a biosseguridade em avicultura constitui-se na adoção de um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição de aves contidas em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças. Ao implementar e manter boas práticas de produção baseadas em biosseguridade, o produtor minimiza o risco de introdução e disseminação de doenças em sua granja. O modelo de declaração está disponível no site da Agência (https://www.agrodefesa.go.gov.br/files/TI-2021/dezembro2023/declaracaobio.pdf) e deve ser preenchido por um médico veterinário, que é o responsável técnico pela execução dos controles higiênico-sanitários dos plantéis nas granjas e estabelecimentos comerciais, ou pelo próprio produtor rural. O documento precisa, ainda, ser inserido no Sidago até o prazo estabelecido por meio do site: https://sidago.agrodefesa.go.gov.br.
Fonte: Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás
Fonte: Portal do Agronegócio
AGRONEGÓCIO
CMI promove ação lúdica com pintura facial e transforma espera das crianças em momento de acolhimento
Published
4 horas agoon
25 de janeiro de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no Centro Médico Infantil (CMI) uma ação lúdica de pintura facial voltada às crianças atendidas na unidade. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe multiprofissional e pelo setor de Psicologia do CMI e tem como objetivo tornar o ambiente mais leve e acolhedor para os pequenos pacientes e seus acompanhantes.
A atividade aconteceu na sala multiprofissional e envolveu tanto crianças que aguardavam atendimento quanto pacientes que estavam em observação prolongada. A proposta é simples, mas com grande impacto: transformar a espera, que muitas vezes é marcada por ansiedade e medo, em um momento de distração, alegria e conforto.
“A pintura foi realizada na sala multiprofissional, com atividades em conjunto com a equipe. Participaram tanto crianças que estavam aguardando atendimento, quanto uma criança que já estava em observação prolongada. Isso muda completamente o clima do ambiente”, destacou a equipe responsável pela ação.
Além dessa atividade, a unidade desenvolve outras ações lúdicas e terapêuticas na sala multiprofissional, com propostas que envolvem brincadeiras, atividades educativas e dinâmicas voltadas ao bem-estar das crianças durante o período de permanência no CMI.
Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, ações como essa reforçam a proposta do Centro Médico Infantil de oferecer um atendimento mais humanizado e atento às necessidades das crianças e das famílias.
“O Centro Médico Infantil foi pensado para oferecer não apenas estrutura e atendimento de qualidade, mas também um ambiente mais leve para as crianças. Essas ações ajudam a diminuir o medo, a ansiedade e tornam a passagem pelo hospital menos difícil para os pequenos e para os pais”, ressaltou a secretária.
A ação acontece em um momento de resultados expressivos do CMI. No primeiro mês de funcionamento, entre 19 de dezembro e 19 de janeiro, a unidade realizou 3.733 atendimentos médicos e 498 atendimentos odontológicos, número quase cinco vezes maior que a previsão inicial, que era de cerca de 800 atendimentos mensais.
A faixa etária com maior número de atendimentos foi a de crianças de 0 a 2 anos, o que reforça o papel estratégico do CMI no cuidado com a primeira infância.
Inaugurado oficialmente no dia 18 de dezembro e aberto ao público no dia seguinte, o Centro Médico Infantil passou a organizar os fluxos de atendimento pediátrico, contribuindo diretamente para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais portas de urgência e emergência da capital.
Para garantir o funcionamento da unidade e da rede de apoio, foram mobilizados cerca de 450 profissionais, entre médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontopediatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, recepcionistas, vigilantes e equipes de apoio.
O CMI conta com 28 leitos, seis consultórios médicos, duas salas de triagem, salas vermelha, amarela e verde, consultório odontológico 24 horas, além de farmácia, setor de regulação e diversos outros espaços de suporte.
O pronto atendimento foi projetado com ambientação lúdica e acolhedora, proporcionando mais conforto às crianças e mais tranquilidade aos acompanhantes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Fluminense vence Flamengo em clássico eletrizante no Maracanã e lidera o Carioca
Hulk brilha e Atlético-MG vence o Cruzeiro de virada no clássico mineiro
Corpo de Bombeiros combate incêndio em depósito abandonado em Várzea Grande
Bombeiros resgatam vítimas de acidentes de trânsito em diferentes municípios de MT
CMI promove ação lúdica com pintura facial e transforma espera das crianças em momento de acolhimento
CUIABÁ
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros combate incêndio em depósito abandonado em Várzea Grande
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a uma ocorrência de incêndio em um depósito abandonado, localizado...
Bombeiros resgatam vítimas de acidentes de trânsito em diferentes municípios de MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, no sábado (24.1), três ocorrências de acidentes de trânsito em...
Polícia Civil prende membro de facção criminosa envolvido em homicídio em Sorriso
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, neste sábado (24.1), um homem de 30 anos, investigado por diversos crimes na...
POLÍCIA
Polícia Civil prende membro de facção criminosa envolvido em homicídio em Sorriso
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, neste sábado (24.1), um homem de 30 anos, investigado por diversos crimes na...
Polícia Civil prende homem suspeito de furto de motocicleta
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em Cocalinho, neste domingo (25.1), um homem suspeito de furto de uma motocicleta...
Polícia Militar prende dupla de faccionados e recupera caminhonete furtada em Juara
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois homens faccionados, de 21 e 18 anos, por furto e tentativa de...
FAMOSOS
Felipe Araújo homenageia Cristiano Araújo no dia em que cantor completaria 40 anos
O cantor Felipe Araújo usou as redes sociais neste sábado (24), para homenagear o irmão, também cantor sertanejo Cristiano Araújo,...
Fiuk surge em clima de romance com loira misteriosa e intriga fãs: ‘Sabor energético’
Fiuk, de 35 anos, surpreendeu os fãs neste sábado (24) ao publicar uma sequência de fotos em clima de romance...
Bruna Biancardi e Neymar curtem noite de cinema com as filhas: ‘Noite do pijama’
A noite do último sábado (24), foi de programa em família para Bruna Biancardi, de 31 anos, Neymar, de 33,...
ESPORTES
Fluminense vence Flamengo em clássico eletrizante no Maracanã e lidera o Carioca
Em um confronto recheado de emoções e com o clima adverso, o Fluminense superou o Flamengo por 2 a 1...
Hulk brilha e Atlético-MG vence o Cruzeiro de virada no clássico mineiro
Em um clássico eletrizante disputado na Arena MRV neste domingo, o Atlético-MG conquistou sua primeira vitória na temporada ao bater...
Santos empata com Bragantino e amarga quarto jogo sem vitória
A crise parece se aprofundar no Santos. Na tarde deste domingo, o Peixe não conseguiu sair do zero contra o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Sorriso4 dias agoPrefeitura divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
-
Sorriso4 dias agoJornada Pedagógica 2026 segue com palestra sobre reinvenção e desenvolvimento profissional
-
Lucas do Rio Verde3 dias agoChamamento público supera expectativa inicial e amplia concorrência por recursos destinados ao Carnaval 2026
-
Saúde4 dias agoMinistério da Saúde fecha parceria para ampliar alcance de aplicativo desenvolvido pela USP sobre os riscos do consumo de álcool




