AGRONEGÓCIO

Ação da Prefeitura de Cuiabá fecha bar e prende suspeito por exploração sexual

Publicado em

O dono de um bar no bairro Porto, em Cuiabá, foi preso nesta terça-feira (20) e teve o estabelecimento interditado durante uma operação conjunta que identificou irregularidades graves, incluindo suspeita de exploração sexual, presença de menor consumindo álcool e uso indevido do local como motel. A fiscalização foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Segurança Pública.

No local, foram identificados indícios de exploração sexual, presença de menor consumindo bebidas alcoólicas e uso irregular do espaço como motel, contrariando a atividade registrada no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A equipe solicitou o cancelamento do alvará de funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que o bar já havia sido fiscalizado em janeiro deste ano e, mesmo interditado, voltou a funcionar de forma irregular. Ela apontou sinais de exploração sexual de mulheres no local.

“Realizamos nova vistoria nos estabelecimentos. Um deles estava funcionando dentro da legalidade. Na fiscalização anterior, havia quartos nos fundos, mas eles foram desativados, atendendo às exigências legais. Já o segundo bar foi novamente interditado, tanto pela Vigilância Sanitária, devido às condições insalubres, quanto pela Secretaria de Ordem Pública. Os quartos continuavam ativos, e encontramos vasto material que indica o uso dos espaços para programas sexuais”, afirmou.

Leia Também:  Publicação indica os melhores períodos para plantio de maracujá no Tocantins

Juliana ressaltou que, embora a prostituição voluntária não seja crime, manter um ambiente que facilite ou explore essa prática é ilegal: “compete ao município fiscalizar se um bar está sendo usado como fachada para exploração sexual nos fundos, o que configura crime”, completou.

A secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda, destacou a gravidade do caso. Várias mulheres estavam no local e, segundo ela, algumas afirmaram informalmente: “Vim aqui fazer o meu job”. Uma adolescente, acompanhada da irmã mais velha, que se responsabilizou por ela, foi flagrada consumindo bebidas alcoólicas.

“Foram encontradas caixas de preservativos, tanto fechadas quanto usadas, disponíveis nos quartos nos fundos do estabelecimento. Tudo indica que não se trata apenas de um bar, mas de um prostíbulo em funcionamento. O proprietário também deverá responder por permitir o consumo de bebidas alcoólicas por menores”, alertou a coronel.

Conduzido à Central de Flagrantes, o proprietário foi autuado em flagrante por múltiplas infrações penais, incluindo exploração sexual de adolescente, manutenção de casa de prostituição, fornecimento de bebida alcoólica a menor de idade e corrupção de menor, praticadas de forma habitual e reiterada.

Ação da Vigilância Sanitária

O fiscal sanitário Alex Sandro Freitas informou que a Vigilância Sanitária constatou risco iminente à saúde pública, com a presença de fezes de rato, baratas em pacotes de alimentos e uma lavanderia instalada de forma irregular ao lado da cozinha.

Leia Também:  Leilões e grandes feiras impulsionam o setor pecuário em 2025 e elevam expectativas para exportações em 2026

“Identificamos uma lavanderia irregular anexa à cozinha, o que oferece risco de contaminação dos alimentos. Também encontramos fezes de rato entre bebidas e alimentos, além de baratas em sacos de arroz e farinha. Notificamos o responsável para realizar a limpeza adequada dos locais de armazenamento, etiquetar corretamente os alimentos manipulados e retirar a lavanderia. Devido ao risco iminente à saúde, conforme prevê o Código Sanitário, o local foi novamente interditado”, explicou Freitas.

Outro ponto preocupante foi o estoque irregular de preservativos distribuídos pela rede pública de saúde. “Encontramos 17 caixas fechadas, de três lotes, com 144 unidades cada. Esse volume é incompatível com a distribuição legal feita pelo sistema público. Informaremos a Secretaria Municipal de Saúde, e o caso será investigado”, afirmou o fiscal Wagner Simplício.

Ação do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também participou da operação, fiscalizando se a edificação possuía alvará vigente e se os equipamentos de segurança estavam em conformidade. “Nossa atuação foi orientativa. Reforçamos a importância da manutenção dos dispositivos de segurança e da renovação do alvará com antecedência”, afirmou o soldado Renan Ortiz.

#PraCegoVer

A foto mostra a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, colocando o aviso de interdição no bar localizado no bairro Porto, em Cuiabá. Abaixo, uma galeria de fotos registra outros momentos da operação conjunta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que pontos isolados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro registraram vazamentos de água durante a forte chuva. A situação ocorreu em razão da obra de substituição completa do telhado e das calhas da unidade, iniciada no fim de maio e ainda em execução. O caso foi registrado na noite de segunda-feira (22).

Como parte da reforma, alguns trechos da cobertura permanecem temporariamente abertos para a troca das telhas, calhas e demais estruturas do telhado. Nesses locais, a ocorrência de chuvas intensas pode provocar infiltrações pontuais, situação considerada possível durante esse tipo de intervenção.

Apesar dos vazamentos, nenhum atendimento foi comprometido. A UPA permaneceu funcionando normalmente durante toda a noite e segue operando nesta terça-feira (23), sem interrupção de consultas, exames ou atendimentos de urgência e emergência. Os consultórios, salas de exames e demais setores assistenciais não foram afetados, garantindo a continuidade da assistência prestada à população.

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, juntamente com a empresa responsável pela execução da obra, estiveram na unidade realizando os reparos necessários e acompanhando a evolução dos serviços para restabelecer completamente as áreas atingidas.

Leia Também:  Flutuações marcam o mercado do algodão em pluma no início de abril, observa CEPEA

A escolha do período para execução da reforma levou em consideração as condições climáticas da região. Historicamente, o mês de junho, início do inverno, é marcado pelo período de estiagem no Centro-Oeste, com baixo volume de chuvas, sendo considerado o momento mais adequado para intervenções em coberturas. No entanto, as precipitações registradas nos últimos dias foram atípicas para esta época do ano.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a manutenção é uma obra estrutural necessária e que a resposta das equipes foi imediata.

“Estamos realizando uma intervenção importante e aguardada há anos. Durante a substituição completa do telhado e das calhas, é possível que ocorram situações pontuais como essa, especialmente diante de uma chuva fora do padrão esperado para esta época do ano. Assim que identificamos os vazamentos, nossas equipes e a empresa responsável foram acionadas e já estão trabalhando no local. O principal é que nenhum atendimento foi interrompido e a população continuou sendo assistida normalmente”, afirmou.

A necessidade das melhorias foi identificada durante visita técnica realizada em abril deste ano pela secretária Deisi Bocalon e pelo secretário adjunto Odair Mendonça. Na ocasião, foram levantadas as principais demandas estruturais da UPA Morada do Ouro e iniciado o planejamento de uma ampla reforma.

Leia Também:  Leilões e grandes feiras impulsionam o setor pecuário em 2025 e elevam expectativas para exportações em 2026

“A troca do telhado é uma intervenção de grande porte, necessária para solucionar problemas estruturais antigos. A obra segue dentro do cronograma e está sendo acompanhada diariamente pela equipe técnica para garantir a segurança da unidade e a continuidade dos atendimentos”, disse o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.

Além da substituição do telhado e das calhas, o projeto contempla a reestruturação dos banheiros, troca de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, promovendo melhores condições para pacientes e profissionais.

A UPA Morada do Ouro realiza, em média, 400 atendimentos por dia e conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, garantindo assistência contínua à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA