Sorriso

Projeto De Olho no Óleo leva conscientização ambiental e geração de renda para moradores do Bairro Mário Raiter

Publicado em

Comunidade aprende a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado

Por meio da parceria entre a Águas de Sorriso e a Prefeitura, foi realizada, no último sábado (20/06), mais uma edição do projeto De Olho no Óleo, por meio da área de Responsabilidade Social da concessionária. A ação foi promovida no Bairro Mário Raiter, e teve como objetivo conscientizar a população sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para a produção de sabão, evitando o descarte irregular e possíveis obstruções na rede de esgoto.

Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas para transformar o óleo utilizado no preparo de alimentos em sabão em barra e líquido, promovendo práticas sustentáveis e até mesmo oportunidades de geração de renda.

Carina Tereza Barbosa, moradora do bairro, que participou da atividade, destacou a importância do aprendizado. “Foi uma oficina muito boa. Aprendi bastante, porque eu não sabia fazer sabão. Aprendi a fazer tanto em barra quanto líquido. Sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive alguém para ensinar. Hoje vocês nos proporcionaram esse aprendizado que vou levar para a vida toda. Não só para dentro de casa, mas também como uma oportunidade de ganhar uma renda extra”, relatou.

Leia Também:  Prefeitura repassa mais de R$ 3,5 milhões às APMs

O coordenador da Águas de Sorriso, Ricardo Lima de Paula, reforçou a importância da iniciativa para o sistema de esgotamento sanitário do município.

“Participar do projeto Olho no Óleo é muito importante, porque o descarte inadequado do óleo de cozinha é um dos grandes responsáveis pelas obstruções na rede de esgoto em Sorriso. Mostrar para as famílias que esse óleo pode ser reaproveitado na produção de sabão, em vez de ser descartado na pia ou nos ralos, faz toda a diferença. Essa prática contribui para a preservação do sistema, reduz ocorrências operacionais e ajuda a evitar transtornos para a população, especialmente durante o período chuvoso”, destacou.

A coordenadora do CRAS São Domingos, Fabiana Nascimento, também ressaltou os benefícios ambientais e sociais da ação. “Aqui as pessoas estão aprendendo como descartar corretamente o óleo de cozinha e entendendo os prejuízos do descarte inadequado. Além disso, estão adquirindo um novo conhecimento, aprendendo a produzir sabão para utilizar em casa e, quem sabe, até complementar a renda familiar”, afirmou.

Leia Também:  Sorriso acelera com a 5ª etapa do Estadual de Kart Cross neste fim de semana

O curso foi ministrado pelo professor Thiago Henika, que apresentou de forma prática e didática como um resíduo que normalmente seria descartado pode ser transformado em um produto útil para o dia a dia, incentivando hábitos mais sustentáveis e conscientes.

Por meio do projeto De Olho no Óleo, Águas de Sorriso e Prefeitura reforçam o compromisso com a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e a promoção de ações que contribuam para a qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Formatura da Turma 2026/1 do Bombeiros do Futuro será dia 28

Published

on

Em sua 24.ª edição, projeto transforma rotinas de crianças de 9 a 12 anos

Depois do já tradicional acampamento que fecha com momentos emocionantes o “Bombeiros do Futuro”, as 150 crianças que integraram a 24.ª edição do projeto, neste primeiro semestre de 2026, vivenciarão a cerimônia de formatura neste domingo (28 de junho).

O evento está marcado para as 9h30, no Auditório Magessi, do Centro Eventos Ari José Riedi, reunindo pais, bombeiros e demais autoridades para celebrar a conquista dos jovens bombeirinhos, na faixa etária entre os 9 e os 12 anos.

Durante quatro meses, ou 16 encontros, mais ou menos, sempre aos sábados, os alunos receberam noções de primeiros socorros, boas maneiras, educação para o trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, abuso infantil, bem como atividades relacionadas ao Corpo de Bombeiros, como prevenção de acidentes domésticos, altura, salvamento, combate a incêndio, mergulho entre outras.

“A formatura é um momento de muita emoção, pois representa uma série de pequenas superações que vem sendo vividas ao longo de cada encontro, de cada atividade proposta, de cada ‘missão dada é missão cumprida’“, destaca a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel, destacando a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para a realização do sonho de muitos pequenos. “É um projeto encantador, que certamente marcará de maneira positiva a vida de todas essas crianças”, complementa.

Leia Também:  Agentes ampliam atuação em ações de prevenção e controle de doenças

“Cada encontro tem momentos de muita diversão, mas em que também aproveitamos para mostrar às crianças e adolescentes a importância da disciplina, do respeito e da necessidade de perseverar em busca dos seus objetivos”, destaca o comandante do 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso, major BM Leandro Kunze.

O projeto Bombeiros do Futuro é realizado pelo 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso e pela Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social (Semas). Para o segundo semestre, a Turma 2026/02, as inscrições serão feitas de 20 a 24 de julho. As aulas devem começar no dia 1.º de agosto, terminando em meados de novembro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA