Várzea Grande

Vacinação nas escolas reforça proteção de alunos e profissionais da rede municipal

Publicado em

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ary Leite de Campos recebeu, na manhã desta terça-feira (20), uma equipe de profissionais da Unidade de Saúde do bairro Cabo Michel para a realização da atualização vacinal de alunos autorizados pelos familiares e também dos profissionais que atuam na instituição.

Na ocasião, os profissionais da saúde também promoveram uma palestra educativa, destacando a importância da vacinação e dos hábitos de higiene.

Conforme explicou a diretora da unidade escolar, Leocy Lima, a iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e vem sendo realizada em todas as unidades escolares do município.

“Fizemos o convite aos profissionais da Saúde e encaminhamos aos pais informativos sobre essa ação na escola, além da autorização para atualização da carteira de vacinação dos alunos. Os professores também aderiram à iniciativa e foram vacinados contra a influenza”, destacou.

Para a diretora, a presença das equipes de saúde no ambiente escolar facilita a rotina das famílias e contribui para o desenvolvimento físico e pedagógico dos estudantes.

Leia Também:  Várzea Grande realiza semana especial Maio Laranja com caminhada, oficinas e palestra

“Quando eles chegam à escola e os acolhemos, é necessário que estejam bem. Por causa da rotina intensa de trabalho, muitos pais não conseguem ir às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Por isso, essa ação na escola acaba beneficiando as famílias. Vale destacar que todas as crianças vacinadas tiveram o consentimento dos pais e trouxeram na mochila a caderneta de vacinação e o cartão do SUS”, informou.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou que a iniciativa é importante devido à intensa circulação de crianças, adolescentes e adultos no ambiente escolar.

“Essa parceria entre saúde e educação contribui para a redução de doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, afirmou.

MAIO LARANJA – A EMEB Ary Leite de Campos também desenvolve, nesta semana, atividades da campanha Maio Laranja, voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os professores trabalham, de forma lúdica, temas como valorização da vida, autocuidado, respeito ao próprio corpo e a importância de estar atento a contatos físicos que provoquem incômodo ou constrangimento.

Leia Também:  Prefeitura convoca mulheres com pedidos de mamografia para atualização cadastral

“A campanha Maio Laranja é um dos temas inseridos no cronograma escolar e debatido nas escolas da rede municipal”, completou a diretora.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Várzea Grande realiza ações de saúde e vacinação neste sábado

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA