Várzea Grande

Projeto que resgata animais em Várzea Grande recebe apoio de campanha contra maus-tratos

Publicado em

Abandono, fome e doença ainda fazem parte da realidade de dezenas de animais em Várzea Grande. É nesse cenário que o Projeto Pet VG atua diariamente — e que agora ganha reforço com a campanha Abril Laranja, voltada ao combate aos maus-tratos e à conscientização da população. Esta é a primeira iniciativa do poder público municipal dedicada à causa animal.

Atualmente, cerca de 70 animais – entre cães e gatos – estão sob os cuidados do projeto, que já chegou a atender aproximadamente 100 ao mesmo tempo. A realidade, segundo a responsável, Janaína Freire, ainda é preocupante. “A maior demanda hoje é por ração, medicamentos básicos e apoio para castração. Também vemos muitos casos de abandono de animais doentes”, relata.

A campanha é promovida pela Prefeitura de Várzea Grande e tem à frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O foco é a conscientização da população sobre os maus-tratos contra animais.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da pasta, Luana Gabriela Santos Rosa, a iniciativa também chama atenção para impactos que vão além da causa animal. “O Abril Laranja é um mês de conscientização. O abandono, além de prejudicar os animais, também pode trazer riscos à saúde pública, como zoonoses”, explica.

Durante todo o mês de abril, estão sendo arrecadadas rações, produtos de limpeza, toalhas e cobertores em pontos de coleta espalhados pela cidade. Além disso, a campanha promove palestras em escolas municipais, com orientação de médicos veterinários sobre guarda responsável.

Leia Também:  Primeira etapa da limpeza na ETA III é concluída com sucesso

“A gente acredita que a conscientização começa na base. As crianças levam esse aprendizado para dentro de casa e ajudam a transformar a realidade”, destaca Luana.

amento da campanha será no dia 25 de abril, com uma feira de adoção no Ginásio Fiotão. O evento contará com cães e gatos disponíveis para adoção responsável, além de vacinação antirrábica gratuita para quem já tem um animal de estimação.

Para quem pensa em adotar, fica o alerta: é preciso compromisso. “É necessário ter amor, paciência e responsabilidade. O animal depende totalmente do tutor para ter uma vida digna”, reforça Janaína.

“Mais do que arrecadar doações, a campanha busca estimular uma mudança de comportamento e reforçar que o cuidado com os animais é uma responsabilidade de toda a sociedade’, lembra a gerente Luana.

Os pontos para deixar as doações são: Na Secretaria de Meio Ambiente localizada na Avenida da FEB, na sede da Prefeitura de Várzea Grande e nas empresas parceiras do Projeto PET VG, Paiol AgroVeterinária e Scooby Rações.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação 

Published

on

Família e escola juntos nutrindo uma boa relação. Com essa proposta a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Eliza Maria da Silva, localizada no bairro Jardim dos Estados, promoveu nesse sábado (27), o Dia da Família na Escola. durante toda a manhã pais de alunos, professores, direção e comunidade escolar participaram de oficinas criativas, recreação e bazar.

“O objetivo desse encontro foi proporcionar a aproximação dos responsáveis pelos alunos, com a escola, num momento de acolhimento, pertencimento, estímulo e engajamento de aprendizagem. É também um momento de criar memórias afetivas”, destacou a diretora da unidade escolar, Dinalva Dias da Silva.

A diretora disse que a comunidade é bastante participativa e que é essencial manter uma boa relação com a família dos alunos, e o primeiro passo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Este sábado foi bastante produtivo, e já temos um encontro marcado para o mês de novembro para uma nova edição do dia da família na Escola”.

Leia Também:  Várzea Grande participa da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo disse que a participação da família na escola é um alicerce para o desenvolvimento do aluno. “Essa união melhora o desempenho acadêmico, fortalece os vínculos afetivos e reduz a evasão escolar”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA