Várzea Grande

AceleraVG+ retorna em maio em edição especial no aniversário de Várzea Grande

Publicado em

Conforme planejamento inicial da Prefeitura, o megamutirão deve ocorrer no dia 9 de maio, na região oeste do município, com estrutura montada na EMEB Ednilson Francisco Kolling.

A expectativa é de que o evento reúna milhares de moradores, com oferta concentrada de atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, regularização fundiária, empregabilidade e orientação ao empreendedor.

Entre os serviços previstos estão Cadastro Único, atendimento do Sine (Central de Empregos), aferição de pressão arterial, vacinação, atendimentos clínicos voltado ao público PCD, além de serviços específicos como fechamento de laudos para autistas, atendimentos relacionados à regularização fundiária e até vacinação de pets.

Nesta quinta-feira (16), a prefeita Flávia Moretti reuniu parte do secretariado para alinhar os preparativos da nova edição do programa. Estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Valéria Aparecida Nogueira; a secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Inaciray Ramos de Brito Tavera; a secretária de Assistência Social, Cristina Setsuco Siqueira Saito; a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon Ourives Bastos; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa e a secretária de Administração, Jaqueline Favetti.

Leia Também:  Prefeitura discute realização da segunda edição do Acelera VG

A retomada do AceleraVG+ busca ampliar o acesso da população aos serviços públicos essenciais, principalmente em bairros mais afastados do Centro, garantindo atendimento humanizado e redução de demandas reprimidas.

No ano passado, o AceleraVG+ contabilizou mais de cinco edições, incluindo uma voltada especialmente à inclusão social, com ações como atualização do Cadastro Único, emissão de cartão de estacionamento para PCDs, confecção do cartão do SUS, solicitação de carteirinhas de identificação para pessoas com autismo, fibromialgia e doença celíaca, além de serviços voltados ao empreendedorismo, como abertura de MEI, vagas de emprego, orientações jurídicas e cursos profissionalizantes.

O programa reúne, em um único espaço, diversos atendimentos prestados pela Prefeitura, como ações da Secretaria Municipal de Saúde com exames, testes rápidos, vacinação, emissão e atualização do cartão do SUS, além de atendimentos do Procon-VG em defesa do consumidor e atividades oferecidas pela Educação, Cultura, Esporte e Lazer, como alongamento e massagem.

A iniciativa também conta com apoio de instituições parceiras, como o Governo de Mato Grosso, que em edições anteriores disponibilizou o ônibus do Hemocentro para doação de sangue, além de outros órgãos públicos e entidades convidadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Published

on

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeita recebe membros do Conselho Tutelar de Várzea Grande

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  Feira da Família acontece hoje (07)e movimenta produtores e consumidores em Várzea Grande

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA