Várzea Grande

Jogos Estudantis de Várzea Grande movimentam 1.200 competidores de 41 escolas

Publicado em

Os Jogos Estudantis Municipais de Várzea Grande foram abertos oficialmente na noite desta segunda-feira (13), no ginásio poliesportivo Fiotão. A cerimônia foi conduzida pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, e marca o início da competição que contará com a participação de 1.200 atletas, de 41 escolas inscritas nesta edição.

A etapa municipal dos Jogos Estudantis tem como objetivo selecionar equipes e atletas que irão representar o município nas fases estadual, regional e nacional dos Jogos Escolares, em modalidades coletivas e individuais.

De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Piranha, fazem parte da programação as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, além de atletismo (incluindo o adaptado), natação, badminton, xadrez, tênis de mesa, artes marciais e ciclismo.

“As disputas começam nesta terça-feira, 14 de abril. As competições coletivas seguem até o dia 30 de abril. Já entre os dias 1º e 3 de maio serão realizadas as provas individuais”, informou o superintendente.

Leia Também:  Colheita de melão e melancia reforça merenda escolar e valoriza agricultura familiar

Após a cerimônia de acendimento da pira olímpica, a secretária Maria Fernanda declarou oficialmente abertos os Jogos Estudantis de Várzea Grande 2026. Durante o evento, ela relembrou sua participação nos jogos há 30 anos, quando representou o Colégio Couto Magalhães na equipe de handebol.

“A expectativa de quem vai competir é sempre muito grande. É um momento único para quem gosta e pratica esporte. Fico feliz em ver essa integração entre alunos da rede estadual, muitos dos quais já passaram pela rede municipal”, destacou.

A secretária também agradeceu à prefeita Flávia Moretti pelo incentivo ao esporte no município e ao governador Otaviano Pivetta, que anunciou a climatização do ginásio poliesportivo Fiotão.

Além do Fiotão, as competições serão realizadas em outros espaços esportivos da cidade, como o Centro de Iniciação Esportiva Danilo Campos, o Ginásio Jorge Mussa e o ginásio da Escola Estadual Adalgisa de Barros.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Published

on

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande participa de Mostra Nacional em Belo Horizonte/MG

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  Tudo pronto para o "6º Quero Mais Cultura" com a dupla Nico e Lau

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA