Mato Grosso

Detran promove 4º Treinamento de Coordenadores de Exames Práticos com foco nas mudanças da CNH do Brasil

Publicado em

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Formação de Condutor, promoveu, de 10 a 12 de fevereiro, a 4ª Edição do Treinamento Anual de Coordenadores de Exames Práticos com foco na padronização dos exames de direção veicular em Mato Grosso dentro das novas regras trazidas pelo programa do Governo Federal “CNH do Brasil”.

O evento reuniu cerca de 60 examinadores de Cuiabá, região metropolitana e de bancas fixas do interior que atuam diretamente na coordenação e supervisão das Comissões de Exames em todo o Estado.

O objetivo do treinamento foi de alinhar os procedimentos e assegurar a plena conformidade do Estado às novas diretrizes nacionais da formação de condutores, trazidas pela Resolução Contran nº 1.020/2025 e pelo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, expedido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).


As diretrizes federais redefinem os critérios avaliativos, os procedimentos operacionais e as responsabilidades na execução do exame prático de direção veicular.

“Mais que um treinamento, a ação consolida-se como medida preventiva, estruturante e estratégica, voltada à uniformização de condutas técnicas e administrativas, à mitigação de riscos operacionais e à garantia de segurança jurídica na aplicação do novo modelo nacional de avaliação prática de direção”, destacou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Durante os três dias de atividades, foram abordados temas que impactam diretamente a operacionalização dos exames no Estado, tais como:

  • Os reflexos da CNH do Brasil sobre a execução dos exames práticos;
  • O Código de Ética e Conduta do Detran/MT aplicado à atuação dos examinadores;
  • A análise do perfil atual dos candidatos à habilitação;
  • A nova roupagem da formação de condutores sob o prisma da Resolução Contran nº 1.020/2025 e do Manual Brasileiro de Exames;
  • A Portaria nº 043/2026/GP/Detran/MT, que estabelece a padronização e a operacionalização dos exames no âmbito estadual;
  • O correto lançamento de informações no Laudo Eletrônico de Direção Veicular;
  • O treinamento prático de circuitos de exames das categorias “A” e “B”, com foco na padronização dos critérios avaliativos.
Leia Também:  Polícia Penal apreende 25 celulares escondidos em garrafa térmica na PCE

A examinadora da 22ª Ciretran de Tangará da Serra, Giandra Nara Rech, foi uma das servidoras em treinamento que atualizou os conhecimentos dentro das novas regras.

“Juntos, estudamos as novas normativas e entendemos na prática como aplicar cada etapa do percurso, quando marcar as faltas e quando não marcar, e como proceder com as novas regras federais que foram estabelecidas para o exame prático de direção”, falou.


A examinadora da 7ª Ciretran de Alto Araguaia, Silvia Greicy França, também participou do treinamento e destacou a importância do alinhamento dos procedimentos para os examinadores de todo o Estado.

“Estamos nos inteirando das mudanças que a resolução federal nos trouxe, para aprendermos na prática o que precisa ser aplicado na questão da formação de condutor. Tivemos a parte teórica do treinamento, entendendo as principais mudanças, e a prática. Para nós que viemos do interior, esse alinhamento foi essencial para padronizar os procedimentos e multiplicarmos as regras em vigor para nossos colegas no interior e realizar um trabalho unificado em todo o Estado”, disse.

Leia Também:  Licenciamento de veículos com placa final 6 deve ser pago até 30 de junho

O Coordenador de Formação de Condutor do Detran, Guilherme Rangel, enfatizou que o momento representa um marco no processo de aprimoramento da formação de condutores em Mato Grosso.


“Este treinamento simboliza a continuidade de um trabalho técnico e responsável que o Detran vem desenvolvendo para elevar o padrão da formação de condutores no Estado. A Resolução nº 1.020/2025 e o Manual Brasileiro de Exames exigem não apenas conhecimento da norma, mas mudança de postura operacional. Estamos preparando nossos examinadores para que a aplicação dos exames ocorra de forma uniforme, segura e alinhada às diretrizes nacionais, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade mato-grossense”, pontuou.

O Presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que o treinamento dos examinadores demonstra o compromisso da Autarquia com a excelência e a legalidade dos seus processos.


“O novo processo de formação de condutor impõe ao Detran uma atuação ainda mais técnica, padronizada e transparente. Ao investir no treinamento dos examinadores, estamos garantindo que a execução prática das normas ocorra de forma homogênea em todo o Estado, reduzindo divergências interpretativas e fortalecendo a credibilidade do exame de direção veicular”.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Entre viajar por horas e ser atendido perto de casa: o avanço do Saúde Digital MT no interior

Published

on

O Governo de Mato Grosso tem transformado o acesso à saúde no Estado com o programa Saúde Digital MT, que leva atendimento especializado à população de todas as regiões e evita deslocamentos de centenas de quilômetros em busca de consulta. Executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a iniciativa aproxima os serviços de saúde dos mato-grossenses e garante mais agilidade, comodidade e cuidado perto de casa.

Desde 2023, já foram realizados 637.826 telediagnósticos, 17.413 teleconsultorias, 17.759 teleinterconsultas e 5.944 teleconsultas no Estado.

“Eu acredito que, principalmente na saúde, na segurança e na educação, usar a tecnologia e a modernização a nosso favor é muito positivo. Num estado grande territorialmente como o nosso, isso facilita muito a vida de quem precisa e deixa o serviço público mais eficiente. No fim é isso. Saber usar os meios que temos hoje em favor das pessoas, para servir melhor o cidadão”, declarou o governador Otaviano Pivetta.

Profissionais de todos os 142 municípios já foram treinados pela equipe do programa para conseguirem utilizar a ferramenta. “O programa já teve adesão de todos os municípios de Mato Grosso, o que demonstra o empenho da Secretaria na articulação com os gestores para alcançar o maior número possível de cobertura. Isso tem sido fundamental para reduzir distâncias e garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao cidadão, evitando longas e cansativas viagens”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Segundo a gestora da Saúde Digital MT, Dra. Vânia Berti, além dos bons resultados, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de cerca de R$ 650 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.

“Com o Saúde Digital, os pacientes estão tendo acesso facilitado às avaliações de médicos especialistas, com comodidade e conforto. Já foram evitados mais de 790 milhões de quilômetros em deslocamentos desde a criação do programa”, avaliou.

Leia Também:  Traficante que atuava com distribuição de entorpecentes é presa em Cocalinho

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe, a implementação da Saúde Digital MT proporciona melhorias significativas no acesso, na qualidade e na continuidade do cuidado, reduzindo barreiras geográficas e tempo de espera para consultas, exames e encaminhamentos, além ampliar o acesso à atenção especializada, especialmente em municípios de pequeno porte e áreas rurais.

“Para a gestão municipal, a Saúde Digital fortalece a capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisão, com a identificação rápida de problemas e necessidades da população. Além disso, promove melhorias na qualificação dos profissionais, com maior organização do processo de trabalho, acesso rápido às informações e suporte à decisão clínica”, afirmou.

De acordo com o presidente, o programa melhora a Atenção Primária à Saúde e o fluxo de regulação no município, otimizando recursos financeiros e humanos, reduzindo desperdícios.

“A Saúde Digital fortalece o cuidado centrado no cidadão, amplia o acesso aos serviços, qualifica a assistência e fornece aos gestores informações estratégicas para uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências. A modalidade que mais tem se destacado é a retinografia, onde os municípios têm utilizado a ferramenta como forma de rastreio para diagnósticos precoces na retina”, acrescentou.

Janaína Schmitz levou o filho Oscar Felipe Schmitz, de 7 anos, a uma unidade de saúde de Sinop, no dia 27 de maio, para passar por uma teleconsulta com médico ortopedista. Ela considerou a iniciativa muito boa, pois não precisou se deslocar até Cuiabá, onde o médico estava, para consultar com o especialista.

“Para mim foi muito bom porque o meu filho é cadeirante, ele precisa muito da consulta dele e eu tenho outro bebê de sete meses também. Se a gente não tivesse essa teleconsulta, a gente tinha que deslocar até Cuiabá e para mim fica muito ruim, porque preciso pedir ambulância, preciso contratar uma babá pra ficar com meu outro filho pequeno. Então querendo ou não é um desgaste”, contou.

Leia Também:  Polícia Militar registra aumento de 19% em número de apreensões de drogas em janeiro deste ano

Segundo Janaína, o menino tem pé torto congênito e precisa passar por uma cirurgia. “Ele já teve acompanhamento em Cuiabá presencialmente com outro médico ortopedista. Era para ter marcado cirurgia com o médico que estava atendendo, mas eu engravidei, não consegui prosseguir e reagendaram ele para essa teleconsulta”, concluiu.

Saiba mais sobre o programa

Apesar de existir desde 2013 com o nome de Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X.

Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) podem sanar as dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto. Já na teleinterconsulta, é realizada uma consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

São 3.543 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado. São, ao todo, 2.620 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) cadastrados e treinados para utilizarem a plataforma.

Atualmente, o núcleo de Saúde Digital de Mato Grosso funciona em uma unidade própria, localizada em Cuiabá, que também conta com pontos focais nas 16 regiões de Saúde do Estado, graças à mediação dos Escritórios Regionais de Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA