Sorriso

Formatura celebra conclusão do curso técnico “Mais Saúde com a Agente”

Publicado em

O último sábado (06) foi especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Sorriso, que celebraram a conclusão do curso técnico “Mais Saúde com a Agente”. A cerimônia, realizada no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi, marcou o fim de um ano dedicado a novos aprendizados e ao aprimoramento profissional.

A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) mergulhou ao longo do ano em conteúdos voltados ao cuidado integral, passando por temas que contemplam todas as fases da vida — da gestação à terceira idade, buscando unir as ações da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, reforçando o papel essencial desses profissionais dentro do SUS.

Para o ACE, José Morais Lima Filho, a formação consolidou conhecimentos e ampliou a capacidade de atuação dos agentes. “Tivemos acesso a conteúdos que vão fazer diferença no nosso cotidiano de trabalho. Foi um período de evolução para todos nós”, frisa.

Leia Também:  Moradores do bairro União recebem quadra poliesportiva totalmente revitalizada

Divididos em cinco turmas, os mais de 100 formandos foram acompanhados ao longo de todo o ano por preceptoras que contribuíram diretamente para o desenvolvimento das atividades. Aline dos Santos Oliveira, Cátia Freitas Luciano, Clarice Nericke, Maria Aparecida Nunes e Marielli Kaminski atuaram diretamente na orientação das turmas e no desenvolvimento das atividades.

“O ‘Mais Saúde com a Agente’ é um processo que transforma realidades, aprimora habilidades técnicas, amplia o olhar sobre o cuidado e fortalece a saúde pública e hoje a gente celebra o esforço de cada aluno com essa simples, mas de coração, cerimônia de encerramento, de reconhecimento desse esforço”, destacou Cátia Luciano, preceptora e coordenadora da Atenção Primária.

A secretária adjunta, Ana Claudia Ferraz, que também esteve presente na solenidade, fez questão de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais.

“Meus parabéns a todos que concluíram essa formação. As novas habilidades adquiridas fortalecem a atuação de vocês na linha de frente, onde o cuidado começa. É o trabalho de cada agente que leva o SUS para dentro das casas e das rotinas das famílias”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura antecipa pagamento do salário de dezembro

O “Mais Saúde com a Agente”, criado pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo de preparar os ACS e ACE para compreender melhor as necessidades das famílias, identificar vulnerabilidades e atuar de forma mais próxima, humana e preventiva.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Sorriso sedia Congresso Nacional de Oncologia

Published

on

Inicia na próxima quarta-feira, 24 de junho, o Congresso Nacional de Oncologia – Inovação, Diagnóstico e Olhar Humano que reunirá profissionais, pesquisadores, acadêmicos, pacientes e comunidade em geral para debater políticas públicas voltadas à oncologia. O encontro será no Auditório Salto Magessi no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol. A abertura oficial do evento será às 17 horas do dia 24; já no dia 25 o trabalho inicia às 8 horas com ações durante todo o dia e encerramento previsto para às 22 horas.

Promovido pelo Instituto Cirinho Sorrindo Pesquisa e Inovação, o congresso contará com a apresentação de 45 trabalhos científicos que devem resultar na publicação de uma revista cientifica. “Os trabalhos que serão apresentados no Congresso estão no debate que envolve o cenário nacional da pesquisa e inovação em oncologia, tudo foi planejado com muito cuidado e carinho”, frisa a diretora do Instituto, Carla Pianesso.

Carla frisa que o Congresso marca os dez anos de instalação do Instituto em Sorriso. “Anteriormente fazíamos encontros locais e regionais, mas esse ano inovamos e trouxemos um evento nacional para coroar esses dez anos de trabalho e dedicação”, ressalta Carla, idealizadora do Cirinho Sorrindo.

A programação contará com a moderação do médico oncologista clínico Leandro Almeida Assunção e palestras da Dra. Andreia Vermont, que abordará a humanização do diagnóstico do câncer; Mariana “Anjo Rosa”, compartilhando a visão de paciente para paciente; Padre Pedro Faustino, falando sobre espiritualidade no tratamento oncológico. Outro destaque será a apresentação de trabalhos científicos por acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que já confirmaram presença no evento.

Leia Também:  Cievs local recebe visita de técnica da secretaria estadual de saúde

A programação completa inclui palestras, painéis científicos, apresentação de casos clínicos, exposição de trabalhos acadêmicos e momentos de integração entre profissionais, estudantes e a comunidade. O evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas e promete ser um marco para a saúde, a pesquisa e a inovação no estado de Mato Grosso.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação

O Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação nasceu de uma história de amor, fé e coragem. Criado em 2026, ele é fruto do último desejo de Ciro José da Silva, o querido “CIRINHO”, que partiu prematuramente após enfrentar um câncer extremamente agressivo.

CIRINHO era conhecido por sua alegria contagiante, religiosidade e compromisso com as causas sociais. Sempre atuante na Igreja Católica, participava de inúmeros projetos em prol da juventude. Fora das atividades sociais, também era empresário e um grande piloto de motocross, tetracampeão estadual na categoria Força Livre pelo Mato Grosso.

Durante seu tratamento, foi amparado pela família, e foi à sua irmã Carla que deixou um pedido especial: “Crie uma entidade para acolher e ajudar os pacientes com câncer, oferecendo apoio, dignidade e condições para que eles e suas famílias enfrentem cada etapa da luta sem perder o vínculo familiar e social.”

Leia Também:  Saúde do Trabalhador contabilizou mais de 150 atendimentos

Assim nasceu o Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação, que hoje conta com cerca de 25 profissionais registrados no CNES, comprometidos não apenas com o tratamento oncológico, mas com o acolhimento humano de cada paciente e sua família.

Desde sua fundação, mais de 6 mil pessoas já foram acolhidas — entre pacientes, familiares e a comunidade — em campanhas de prevenção e programas de apoio. Reconhecida como entidade filantrópica sem fins lucrativos nos âmbitos municipal, estadual e federal, a instituição atua com transparência, compromisso e impacto social.

Somente em 2024, a equipe multidisciplinar atendeu cerca de 900 pacientes, realizando mais de 2.700 intervenções, cumprindo com rigor o que determinam a Lei dos 30 dias, a Lei dos 60 dias, a Lei nº 14.238/2021 (Estatuto da Pessoa com Câncer) e a Lei nº 14.758/2023 (Prevenção e Navegação do Câncer).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA