Sorriso

Município encerra Outubro Rosa reforçando o cuidado, a prevenção e a valorização da vida

Publicado em

Celebrando à vida e à determinação das mulheres

Para consolidar a mensagem de que o autocuidado deve ser um compromisso contínuo, a campanha Outubro Rosa foi selada nesta sexta-feira (31), em Sorriso, com uma Roda de Conversa especial, conduzida pela enfermeira e secretária-adjunta de Saúde, Ana Claudia Ferraz, e participação da Dra. Stephanie Pelicioni e da servidora pública, Solange Prestes.

Transmitido ao vivo pelo canal do CITS (Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso), o encontro, abriu espaço para o diálogo e a escuta empática, valorizando o apoio emocional como parte essencial do tratamento.

Solange compartilhou sua história de superação, relembrando a luta contra o câncer de mama em 2018 e, no mesmo período, o diagnóstico inicial de um câncer de colo do útero — ambos descobertos em exames de rotina. Emocionada, a servidora pública relatou o impacto do diagnóstico e o quanto o apoio da família e dos amigos foi determinante para atravessar o tratamento com coragem e esperança.

Segundo ela, o suporte emocional foi uma parte essencial da cura, um verdadeiro combustível para seguir em frente. “O que mais me tranquilizou quando descobri a doença foi saber que, além de confiar na ciência e manter a fé, eu podia contar com uma rede de apoio que me sustentou nos momentos mais difíceis. Minha família foi o meu alicerce, a minha força e a minha coragem para lutar”, disse.

Durante o bate-papo, a representante da Secretaria de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, apresentou um balanço positivo das ações realizadas durante o Outubro Rosa em Sorriso, que envolveram centenas de atendimentos entre consultas, exames e orientações. O mês foi marcado por uma ampla mobilização voltada à conscientização, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, alcançando mulheres em diferentes bairros e comunidades através da busca ativa de pacientes, realizada pela atenção primária.

Leia Também:  Sorriso participa do Encontro SUASMT 2025 em Cuiabá

“Encerramos mais uma campanha com um sentimento de dever cumprido e de esperança renovada. Nosso maior objetivo foi romper barreiras de acesso e fazer com que cada mulher se sentisse acolhida e confiante para buscar o cuidado que merece. Queremos reforçar todos os dias a importância do autocuidado, da prevenção e do acompanhamento regular”, destacou.

Dra. Stephanie trouxe esclarecimentos mais técnicos e aprofundados sobre as duas doenças, explicando de forma acessível os principais sinais de alerta, fatores de risco e métodos de prevenção. Ela enfatizou que a detecção precoce continua sendo o maior aliado na cura, já que o tratamento é muito mais eficaz quando a doença é identificada nas fases iniciais.

“O diagnóstico precoce salva vidas, e o conhecimento é a primeira forma de prevenção. Fatores como a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e tabaco, são algumas medidas que também ajudam a reduzir significativamente o risco de desenvolvimento dessas doenças”, pontuou.

Integração e conscientização ampliada

Além dos atendimentos diretos nas UBS, a campanha promoveu uma série de ações educativas e de apoio especializado em horários alternativos:

No horário estendido do dia 22 de outubro, os atendimentos foram concentrados em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abriram as portas das 17h às 21h, resultando em um total de 922 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos incluíram exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas, atualização do Bolsa Família, além de momentos de acolhimento e distribuição de brindes.

Já no sábado, 25, a ação especial foi realizada em mais cinco UBSs que funcionaram das 13h às 17h. NO total, foram realizados mais 236 atendimentos.

Houve integração com o Ambulatório Médico Especializado (AME) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida, que realizaram Rodas de Conversa focadas no bem-estar mental e autocuidado, abrangendo tanto as equipes de saúde quanto os usuários.

Leia Também:  Prefeitura intensifica trabalho para conter erosão às margens da MT-242

Palestras Educativas e Parcerias: profissionais de saúde e acadêmicos da Faculdade Anhanguera uniram forças para levar palestras, orientações e demonstrações práticas de autoexame em empresas (como a Fernandes Construções, Central Municipal de Triagem de Recicláveis, PARTNERSHIP, entre outros setores), SAMU, e nas unidades de saúde, reforçando que o autoexame é um aliado, mas não substitui a mamografia e a avaliação médica.

Diálogo com especialistas: foi realizada uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação em Telessaúde (CITS) com a participação de especialistas como a Dra. Denise Borba (médica ginecologista, obstetra e mastologista) e enfermeiras, discutindo prevenção e diagnóstico.

Dra. Stephanie Pelicioni, destacou que o testemunho de Solange foi uma das maiores conquistas da campanha e como a detecção precoce foi importante na busca pelo tratamento adequado.

“O testemunho da Solange é o encerramento mais poderoso que poderíamos ter. Não há dados mais convincentes do que a prova de que a doença pode ser superada e de que há vida plena após o câncer. Queremos que a voz da Solange ecoe, incentivando cada mulher a não negligenciar a mamografia e o preventivo. O nosso objetivo é que todas as mulheres de Sorriso se sintam encorajadas a cuidar da vida com a mesma força e determinação da Solange.”

A Semsa reitera que, apesar do encerramento da campanha, as UBSs do Município permanecem abertas durante todo o ano para acolhimento, exames preventivos (Papanicolau) e orientações, com a solicitação da mamografia sendo realizada mediante avaliação e indicação médica.

“O Outubro Rosa se encerra, mas o cuidado continua. Queremos que cada mulher de Sorriso saiba que não está sozinha e que nossos serviços estão de portas abertas para acolher, orientar e cuidar” finalizou a secretária-adjunta Ana Claudia Ferraz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Sorriso conquista 1.º lugar em Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi

Published

on

Vice-prefeito representou o Município no evento em Brasília e celebrou a conquista junto a servidores da Prefeitura

Sorriso conquistou o primeiro lugar, na categoria “Municípios com mais de 100 mil habitantes – exceto capitais” do IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O evento foi realizado hoje (22 de junho) em Brasília e a Capital Nacional do Agronegócio foi destaque em âmbito regional | Centro-Oeste, alcançando uma pontuação de 98,3%.

O evento reconhece os melhores exemplos de qualidade, consistência e transparência das informações contábeis, fiscais e orçamentárias encaminhadas ao Tesouro Nacional. Durante a cerimônia, foram homenageados os três primeiros colocados em quatro categorias: Estados e Distrito Federal, capitais, municípios com mais de 100 mil habitantes e municípios com até 100 mil habitantes.

A iniciativa premiou não apenas os entes federativos (Municípios, Estados, Distrito Federal e União), mas igualmente os profissionais responsáveis pelo envio das informações ao Siconfi. Elizandra Andreolla Brizante, profissional responsável pelo envio das informações da Prefeitura de Sorriso, destaca que participar da premiação é um sonho acalentado há muito tempo. “É muita emoção receber este prêmio, fruto de muito trabalho envolvido ao longo de muitos anos, evidenciando nossa evolução”.

Representando o Município no recebimento do prêmio, o vice-prefeito de Sorriso, Acacio Ambrosini também reforça a importância do reconhecimento. “Receber esta homenagem em nome de Sorriso é motivo de muito orgulho, pois este reconhecimento mostra que o Município está alinhado às melhores práticas de gestão pública do país”, declarou o gestor, complementando que o prêmio é o resultado de um trabalho sério, realizado por equipes técnicas qualificadas e comprometidas com a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa utilização dos recursos públicos.

Leia Também:  Prefeitura intensifica trabalho para conter erosão às margens da MT-242

Ao lado do vice-prefeito e da contadora da Prefeitura de Sorriso, também foram à capital federal receber o troféu o secretário adjunto de Planejamento, Flávio Dall’Agnol, e as servidoras da Secretaria de Fazenda, Maria Borges de Moraes, Aline Moraes e Valdiceia Lima.

Como funciona?

Elizandra explica que o convite representa um marco na evolução da gestão fiscal e contábil de Sorriso. “Em 2023, o município possuía classificação “C” no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal; em 2024, avançou para a classificação “B”, demonstrando melhorias significativas nos processos de controle, consolidação e envio das informações contábeis”, lista, informando que “agora, em 2026, o Município foi convidado para a cerimônia de premiação referente aos dados encaminhados durante o exercício de 2025, consolidando uma trajetória contínua de aperfeiçoamento e compromisso com a transparência pública”

Embora o prêmio tenha sido instituído em 2023, a iniciativa de avaliação da qualidade das informações contábeis e fiscais existe desde 2019. Inicialmente voltado apenas aos estados, o ranking passou, a partir de 2020, a contemplar também todos os municípios brasileiros.

O que é levado em consideração?

A avaliação considera quatro dimensões fundamentais:

• Gestão da Informação – analisa a tempestividade do envio das informações e a frequência de retificações realizadas;

• Demonstrativos Contábeis – verifica a consistência dos dados da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) e da Declaração de Contas Anuais (DCA), observando a conformidade com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP);

Leia Também:  Semed celebra a eficiência e os resultados da educação sorrisense

• Demonstrativos Fiscais – avalia a aderência às regras previstas no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF);

• Cruzamento de Informações – promove a validação entre dados contábeis e fiscais, garantindo a coerência e a ausência de divergências entre os demonstrativos.

Como funciona a avaliação?

Ao final da avaliação, os entes federativos recebem conceitos que variam de “A” a “E”, refletindo o nível de qualidade das informações apresentadas.

Além do reconhecimento institucional, a qualidade das informações fiscais e contábeis possui impacto direto na Capacidade de Pagamento (CAPAG) dos municípios, indicador utilizado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde fiscal e a solvência financeira dos entes que buscam contratar operações de crédito com garantia da União.

Por que é importante estar neste ranking?

Atualmente, apenas estados e municípios com classificação “A” ou “B” na CAPAG podem obter garantia da União para novos financiamentos. Além disso, os entes que alcançam nota máxima no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) podem receber reconhecimento adicional da Secretaria do Tesouro Nacional, fortalecendo ainda mais sua posição fiscal.

Esse reconhecimento contribui para ampliar a credibilidade da gestão pública, facilitar o acesso a financiamentos em condições mais vantajosas e fortalecer a capacidade de investimento em áreas estratégicas para o desenvolvimento do município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA