Mato Grosso

Bombeiros lançam desafio para alunos produzirem vídeos sobre prevenção de incêndios; melhores ganham tablets

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está promovendo o Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã, uma ação educativa voltada aos alunos das cinco Escolas Estaduais Dom Pedro II. A iniciativa tem como objetivo incentivar os estudantes a produzirem vídeos sobre preservação ambiental e prevenção de incêndios florestais e queimadas urbanas. Os melhores serão premiados com tablets.

O desafio faz parte do programa Sentinelas do Amanhã, desenvolvido ao longo deste ano com professores e alunos, que busca conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do uso responsável do fogo e da conservação do meio ambiente. A proposta é transformar os estudantes em agentes multiplicadores do conhecimento dentro de suas comunidades.

A iniciativa faz parte das medidas implementadas pelo Corpo de Bombeiros Militar neste ano, voltadas à prevenção e ao combate aos incêndios florestais no Estado. Em 2025, Mato Grosso registrou os menores índices de focos de calor, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), resultado dos esforços integrados de educação ambiental, fiscalização e atuação operacional.

Leia Também:  Gefron apreende 140 tabletes de pasta base de cocaína e causa prejuízo de R$ 2,5 milhões ao crime

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, o programa Sentinelas do Amanhã foi desenvolvido com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, estimulando os estudantes a refletirem sobre os impactos dos incêndios florestais e das queimadas urbanas na saúde, no meio ambiente e até mesmo no clima.

Até o momento, cerca de 1,1 mil professores já foram capacitados no tema e replicaram o conteúdo para centenas de alunos. Com o conhecimento adquirido, os estudantes agora são desafiados a produzir conteúdos criativos para publicação no Instagram, reforçando a importância da preservação ambiental e da conscientização sobre os riscos do uso do fogo.

“A formação de crianças e jovens conscientes e engajados é uma das principais estratégias de educação ambiental para reduzir o uso irregular do fogo, tanto em áreas rurais quanto urbanas. A proposta é estimular o engajamento dos jovens e o uso consciente das redes sociais como ferramentas de transformação e aprendizado”, disse o comandante.

Desafio Repórter do Sentinelas do Amanhã

Leia Também:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem que se afogou no Rio Branco

Nesta edição, o Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã será realizado exclusivamente com as crianças e os professores das escolas militares. No entanto, a meta para as próximas edições é expandir o desafio, alcançando milhares de alunos em todo o estado.

O desafio propõe que os estudantes produzam vídeos sobre o tema “Como prevenir e evitar queimadas e incêndios florestais”, promovendo a conscientização ambiental e incentivando o protagonismo juvenil na proteção da natureza. A competição iniciou na sexta-feira (24.10) e se encerrará em 14 de novembro.

Durante esse período, os participantes deverão criar seus vídeos e publicá-los no Instagram das escolas militares, mencionando o nome do aluno responsável pela produção. Os vídeos que receberem mais curtidas serão premiados com tablets. Cada escola terá um aluno vencedor, que receberá o prêmio e deverá indicar o professor tutor que lhe apresentou o conteúdo do programa Sentinelas do Amanhã, reconhecendo e valorizando o papel dos educadores nesse processo.

Ao todo, serão entregues 10 tablets aos premiados e os respectivos professores escolhidos.

Confira o regulamento completo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem que se afogou no Rio Branco

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  MT Hemocentro realiza coleta de sangue e cadastro de voluntários no Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA