AGRONEGÓCIO

2º Fórum Bioinsumos no Agro destacará sustentabilidade e produtividade no setor agrícola

Publicado em

O 2º Fórum Bioinsumos no Agro, marcado para o dia 9 de outubro, em São Paulo, reunirá especialistas, autoridades e líderes do setor para discutir como o uso de bioprodutos pode aliar sustentabilidade, produtividade e redução de custos na agricultura brasileira. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: forumbioinsumosnoagro.com.br.

Bioinsumos: economia e benefícios ambientais

O Brasil tem registrado um crescimento significativo no uso de bioinsumos, impulsionado pela necessidade de produzir mais de forma sustentável. Um estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) aponta que o uso de bioprodutos pode gerar economia de até US$ 5,1 bilhões em culturas de gramíneas como arroz, milho, trigo, cana-de-açúcar e pastagens.

Além disso, a adoção de bioprodutos tem potencial para reduzir em até 18,5 milhões de toneladas as emissões de CO₂ equivalente, contribuindo diretamente para práticas agrícolas de baixo impacto ambiental.

Programação do evento

O fórum acontecerá no Auditório da Ocesp, em São Paulo, e contará com dois painéis temáticos e uma mesa redonda:

  • Painel 1 – Prioridades para o desenvolvimento sustentável
  • Painel 2 – Modelos de negócios, gestão e marketing
Leia Também:  Do Brasil para o mundo: VERDETEC vence prêmio mundial e se torna referência global em sustentabilidade
Mesa redonda – Regulamentação: perspectivas sobre a Lei dos Bioinsumos

O objetivo é debater políticas públicas, estímulo a investimentos em tecnologia e inovação, novas pesquisas e o papel das cooperativas no crescimento do mercado de bioinsumos.

Presença de líderes e especialistas do setor

Entre os confirmados estão:

  • Carlos Goulart – Secretário do Mapa
  • Guilherme Piai e Alberto Amorim – Secretários da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Roberto Rodrigues – Professor Emérito da FGV e Envoy do Agro Brasileiro na COP 30
  • Jacyr Costa – Presidente do Conselho Consultivo do Fórum e do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag/Fiesp)
  • Sergio Bortolozzo – Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)
  • Marcelo de Godoy – Presidente da ABINBIO
  • Roberto Levrero – Presidente da ABISOLO
  • Eduardo Martins – Presidente do GAAS
  • Amália Borsari – Diretora de Biológicos CropLife Brasil (CLB)
  • Eduardo Bastos – Diretor do IEAg/ABAG
  • Marco Vinholi – Diretor do Sebrae-SP

Entre outros representantes do setor e o jornalista José Luiz Tejon

Importância dos bioinsumos para o agro nacional

Os produtos biológicos contribuem para a saúde do solo, controle de pragas e doenças, fertilização e aumento da resistência das plantas ao estresse. São biodegradáveis, apresentam baixa toxicidade e estão diretamente ligados à redução das emissões de carbono.

Leia Também:  Plantio da soja avança no País sob influência do La Niña e olho no El Niño

O uso dessas tecnologias é considerado estratégico para garantir competitividade e sustentabilidade na agricultura brasileira, além de promover práticas de produção mais eficientes e economicamente viáveis.

Realização e apoio institucional

O fórum é promovido pela Embrapa, Sistema Ocesp e Sociedade Rural Brasileira (SRB), organizado pela Araiby e conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de entidades do setor como:

  • ABAG, ABINBIO, ABISOLO, CropLife Brasil, Fipe, Sebrae-SP, SINDIVEG
  • O evento também conta com patrocínio de Auro Ruschel, OCESP, ABINBIO e Senar.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Conab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores

Published

on

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou, na última quinta-feira (18), a modernização da Unidade Armazenadora (UA) de Ananindeua (PA), devolvendo 17,5 mil toneladas de capacidade estática ao mercado. Com a reforma, a estatal busca reduzir o gargalo de armazenagem na região, permitindo que o produtor paraense tenha onde guardar sua safra com segurança e evitar a venda forçada no momento da colheita, quando os preços costumam ser pressionados pela oferta elevada.

O reforço na logística faz parte de um conjunto de medidas para alavancar a produção no Estado, que incluiu o aporte de R$ 3,1 milhões via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além do capital para comercialização, a estatal entregou oito mini colheitadeiras e quatro kits de maquinários, focados em resolver gargalos operacionais que limitam a escala e a produtividade da agricultura familiar local.

O volume de R$ 3,1 milhões será direcionado à compra de 147,2 toneladas de alimentos, além da entrega de 18,8 toneladas de sementes crioulas e 23,5 mil mudas frutíferas. A estratégia é fomentar a agrobiodiversidade e garantir que as comunidades tenham insumos de qualidade para o plantio.

Leia Também:  Excesso de Umidade Afeta Produtividade de Alfafa no RS

A Associação Estadual de Agricultores e Guardiões da Agrobiodiversidade na Amazônia (Aefaga), de Igarapé-Açu, foi uma das entidades beneficiadas, com um contrato de R$ 615 mil. O recurso viabilizará a distribuição de mudas e sementes para 385 famílias em Ananindeua, Santa Luzia do Pará e Viseu, conectando a produção dessas propriedades ao mercado.

Desde 2023, a atuação da Conab no Pará soma mais de R$ 96,3 milhões em investimentos, distribuídos em 328 projetos. O trabalho alcança 94 municípios, permitindo a comercialização de 12,2 mil toneladas de alimentos produzidos por cerca de 8,3 mil famílias. As ações visam garantir renda ao produtor e, ao mesmo tempo, regular o abastecimento regional, oferecendo infraestrutura de estocagem para o escoamento eficiente da produção.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA