Várzea Grande

Prefeitura instala dispositivos em vias de grande fluxo com foco na segurança de pedestres e comunidade escolar

Publicado em

Equipamentos do tipo botoeira já foram instalados em frente à Escola Garcia Neto, na região do Domingos de Campos, e também estão sendo implantados na Av. Mário Andreazza e na Av. da FEB

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, está intensificando as ações de melhoria da sinalização viária com foco especial na segurança de pedestres. Entre as iniciativas, está a instalação de novos semáforos do tipo botoeira — dispositivos que são acionados por pedestres e permitem a travessia segura em pontos de grande fluxo.

Um dos pontos beneficiados recentemente foi a região da Escola Garcia Neto, que atende moradores dos bairros Jurumirim e Domingos de Campos. O equipamento instalado permite uma travessia mais segura para estudantes, professores e a comunidade em geral.

“O semáforo de botoeira vem justamente para oferecer maior segurança à comunidade escolar e aos moradores dessa região. Essa é uma medida pensada para reduzir riscos de acidentes e promover uma mobilidade urbana mais humana e segura”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz.

Leia Também:  Site institucional disponibiliza atalho para vagas de emprego e atendimento ao empreendedor

A prefeita Flávia Moretti enfatizou que as ações seguem um planejamento técnico e são realizadas em parceria com o Governo do Estado.

“Estamos trabalhando em conjunto com a SINFRA (Secretaria de Infraestrutura do Estado) e com o apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, para que cada ponto de instalação seja definido com base em critérios técnicos e em locais de maior risco. Nossa prioridade é proteger vidas e garantir que estudantes, idosos e pedestres possam circular com mais tranquilidade”, afirmou a prefeita.
Outro ponto que receberá semáforo de botoeira é a Avenida da FEB, em frente ao Shopping Fórmula, onde já foi iniciada a preparação para a instalação do sistema.

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, esse trabalho faz parte de um cronograma contínuo de melhorias.

“Estamos mapeando os principais pontos críticos da cidade e executando ações com base em dados e demandas da população. A instalação dos semáforos de botoeira é uma solução eficiente em locais com grande fluxo de pedestres, como escolas e vias comerciais. Essa medida reforça nosso compromisso com a redução de sinistros e a promoção de um trânsito mais seguro e organizado”, explicou Cidomar.

Leia Também:  Na reta final das montagens, vereadores e secretários visitam estrutura da ExpoVG 2026

As intervenções fazem parte de um conjunto de medidas da gestão municipal voltadas à mobilidade urbana, com o objetivo de garantir fluidez no trânsito, segurança viária e preservação de vidas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Obras realiza chá da tarde para servidoras em homenagem ao Dia da Mulher

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA