Várzea Grande

Prefeita lança programa “Acelera Saúde VG” para reduzir fila de cirurgias eletivas no SUS

Publicado em

O programa é voltado para cirurgias ortopédicas, ginecológicas, pediátricas, oftalmológicas e geral com quatro unidades hospitalares em ação: o Pronto- Socorro, a Maternidade, o Hospital Santa Rita e o Centro Mato-grossense de Oftalmologia

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nessa sexta-feira (1º), o programa Acelera Saúde VG, uma iniciativa municipal que tem como principal objetivo dar agilidade aos procedimentos cirúrgicos eletivos de pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o lançamento do evento, no Auditório do Univag, a prefeita Flávia Moretti (PL), afirmou que não faz política com a saúde e que a saúde se tornou uma prioridade no seu governo. No primeiro dia útil, após a posse, visitou o Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG) quando se deparou com uma situação de abandono. “A saúde de Várzea Grande não pode continuar em estado de sobrevivência. Quando assumimos, encontramos um cenário lamentável: um Pronto-Socorro sem suporte nem para um soro, sem equipamentos adequados, sem maca, com salas fechadas por infiltração e pacientes nos corredores, porque tudo era alugado, tudo terceirizado. Era a prova do abandono e da precariedade de um sistema que já vinha sendo sucateado há anos”.

A prefeita destacou que a gestão está quebrando uma cultura de trabalho que vinha se arrastando por anos e não fazia a saúde avançar. “Estamos reconstruindo a saúde pública do nosso Município com seriedade, responsabilidade e compromisso com as pessoas. É uma nova história sendo escrita”, destaca.

Leia Também:  Prefeitura e Sociedade Bíblica do Brasil entregam bíblia em braile para deficientes visuais

Só com o programa Fila Zero já foram realizados mais de 37 mil procedimentos, com um faturamento que ultrapassa os R$ 4 milhões. Isso significa que milhares de vidas deixaram de esperar, saíram da fila e receberam o atendimento que mereciam.

E é justamente esse o objetivo do Mutirão Acelera Saúde VG: acelerar ainda mais esse processo. Tirar mais pessoas da fila. Levar saúde, levar dignidade, levar qualidade de vida aos munícipes.

ACELERA VG – O programa é voltado para cirurgias ortopédicas, ginecológicas, pediátricas, oftalmológicas e geral com quatro unidades hospitalares em ação: o Pronto- Socorro, a Maternidade, o Hospital Santa Rita e o Centro Mato-grossense de Oftalmologia.

“É um programa que nasce com o compromisso de resolver e dar respostas rápidas à nossa população. Sabemos o quanto é angustiante esperar por uma cirurgia, e o Acelera Saúde VG vem justamente para mudar essa realidade”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

O Acelera Saúde VG é um “braço” do programa estadual Fila Zero, lançado em Várzea Grande no final de março deste ano. Além de acelerar o agendamento das cirurgias, a iniciativa também promove uma busca ativa dos pacientes que estão na fila, com o objetivo de atualizar o Cartão SUS e os dados de contato, já que muitas tentativas de ligação têm sido frustradas por números desatualizados.

Leia Também:  Visita ao CER II destaca avanços e reforça necessidade de investimentos na Saúde  

“A gente precisa que os pacientes procurem as unidades de saúde para atualizarem seus dados. Muitas vezes não conseguimos localizá-los porque o número de telefone está errado ou desativado. Isso atrasa ainda mais o processo”, explicou a subsecretaria Erika Carvalho.

Com o Acelera Saúde VG, a gestão municipal reafirma o compromisso com a saúde pública e com o direito da população a um atendimento digno, resolutivo e humanizado.

CARTÃO SUS – Para que o Acelera Saúde VG cumpra seu objetivo e que o cidadão tenha acesso aos serviços oferecidos é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS. É por meio das informações que estão lá, que os pacientes regulados serão contatados.

Os dados que precisam ser atualizados são: endereço completo, incluindo CEP, e principalmente, o número de celular e o número do CPF.

Através deste cartão, são realizados contatos para agendamento de consultas, exames e cirurgias. Portanto, é fundamental que o cadastro dos pacientes esteja sempre atualizado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

“Vai virar a chave de Várzea Grande para a tecnologia”, diz Flávia Moretti em inauguração do Parque Tecnológico

Published

on

“Vai fazer virar a chave de Várzea Grande, tornar uma cidade que já foi industrial mas agora será de inovação e tecnologia. E escrever uma nova história para o município na economia do estado de Mato Grosso. Hoje Várzea Grande ocupa a oitava ou nona posição, mas vamos mudar”.

As pontuações são da prefeita Flávia Moretti, durante a inauguração do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, ocorrida na tarde de quinta-feira (25). Conforme ela mesma destacou em seu discurso, “o Parque Tecnológico não é apenas um prédio, são 80 hectares esperando empresas para se instalar”.
É com esse foco que a gestora projeta reposicionar o município como o principal centro de inovação, atração de indústrias e formação de novos talentos.

Segundo a prefeita, a consolidação do complexo encerra uma trajetória de disputas que começou em 2009. “Na época, o município travou uma ‘disputa saudável’ contra potências do agronegócio e da economia de Mato Grosso, como Sinop, Sorriso, Rondonópolis e a vizinha capital Cuiabá, para sediar o empreendimento”, relembrou.

A vitória de Várzea Grande teve início institucional com a articulação de Moretti enquanto diretora da OAB local, em conjunto com o Conselho da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e o Conselho da Cidade (CONCIDADE). “Contudo, o passo definitivo para a materialização do polo tecnológico foi por meio da parceria privada, pela visão empreendedora de Juarez Ductievicz, empresário do setor imobiliário e sócio-fundador do bairro Chapéu do Sol, que está aqui hoje”, pontuou a prefeita.

Leia Também:  Mutirão de serviços leva assistência, saúde e emprego a dezenas de moradores

Ductievicz foi o responsável direto por viabilizar a doação das terras ao Estado de Mato Grosso. O protocolo firmado com a prefeitura assegurou não apenas o espaço do Parque, mas também as áreas destinadas aos campus da UFMT, do IFMT e da UNEMAT — cuja instalação segue entre as metas da atual gestão municipal.

A prefeita criticou os atrasos que o projeto sofreu no passado. “O parque tecnológico enfrentou anos de entraves burocráticos provocados por gestões anteriores que não compreenderam a relevância estratégica da iniciativa, o que resultou em licitações travadas e paralisações físicas das obras. O cenário foi completamente revertido pelo governador Mauro Mendes e, hoje, foi chancelado pelo governador Pivetta”.

A chefe do Executivo municipal afirmou ainda que o Parque Tecnológico já atrai os olhos do mercado global. “Eu já recebi comitivas oficiais da China e da Rússia interessadas em investir aqui. Por isso que eu repito que não se trata apenas de uma obra física, é um vetor de desenvolvimento para Mato Grosso. Queremos resgatar nossa vocação industrial e transformá-la em uma nova história, pautada pela inovação e tecnologia”, declarou.

Visivelmente emocionada ao final de sua fala, Moretti externou o sentimento de ver a estrutura finalmente em operação regular. “Confesso que a emoção é tamanha que estou até tremendo, pois a concretização deste parque é a realização de um sonho pessoal como cidadã várzea-grandense. Várzea Grande caminha, mais uma vez, lado a lado com o Governo do Estado”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA