Sinop

Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop

Publicado em

O vice-prefeito Paulinho Abreu, assinou ontem (29), em evento de fomento ao turismo local e regional, no Ucayali Hotel, o contrato Qualifica Turismo para capacitação de mão de obra para o setor. Serão mais de 400 vagas em cursos profissionalizantes, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em diversas áreas de trabalho que estão diretamente ligados ao turismo.
 
O vice-prefeito explica que a assinatura dessa contratação de parceria com o Senac é mais um de tantos investimentos que a Prefeitura realizou nos últimos quatro anos. A profissionalização da população sinopense vem ao encontro de uma necessidade que passou a existir com os investimentos realizados no turismo local.
 
“O município de Sinop tem investido muito no setor de turismo da cidade, em muitas esferas, sendo em atividades esportivas, culturais, empresariais, mas para ter toda essa estrutura, todo esse crescimento, precisamos qualificar as pessoas envolvidas e é isso que o município está fazendo, além dos investimentos nos grandes eventos, e a estruturação dos eventos turísticos da cidade, precisamos qualificar os entes envolvidos, pessoas que vão prestar serviços no turismo de Sinop, e é isso que está acontecendo hoje, para coroar todo esse investimento, todo esse crescimento e toda essa união das entidades, da Câmara Municipal, dos empresários no entorno do crescimento do turismo em Sinop”, destacou ele.
 
A diretora do Departamento de Turismo, turismóloga Leidiane Viegas, evidencia que “hoje é mais um passo que a Prefeitura de Sinop dá em relação a estruturação do seguimento do turismo aqui no nosso município. Hoje assinamos o Qualifica Turismo, que são cursos profissionalizantes para o seguimento de serviços do turismo. São mais de 400 vagas, mais de 20 cursos profissionalizantes, onde vamos atingir os mais variados seguimentos […] um leque muito grande de cursos profissionalizantes para qualificar a nossa mão de obra para que Sinop continue crescendo para ser uma referência também no turismo”.
 
Gabriel Vasconselos, secretário de Cultura, Esporte e Turismo destaca que o investimento vem ao encontro da Administração Municipal, que busca visibilidade nacional do ramo turístico de Sinop.
 
“O pedido de nosso prefeito Roberto Dorner e vice, Paulinho Abreu, é que Sinop seja cada mais conhecida no país e que se torne referência no turismo, não só local e estadual, mas também nacional. Fazer com que Sinop seja conhecida nacionalmente, faz com que as pessoas tenham que se capacitar para receber essas pessoas aqui, não somente no turismo econômico, turismo esportivo, turismo cultural, mas as diversas cadeias que fomentam todo o turismo da cidade. Essa parceria vem qualificar todos o setores possíveis”, comentou ele.
 
Serão mais de 400 vagas distribuídas em diversas áreas de atuação, como por exemplo, rede hotelaria, serviço de recepcionista, camareira, agente de informações turísticas, educador ambiental, mídias sociais para terceira idade, cursos na área cultural e expressão cultural. Todos serão ministrados pelo Senac.
 
“O Senac vem para promover educação com qualidade, capacitando os sinopenses e essa parceria com a Prefeitura vem ao encontro da necessidade e entendimento por falta de mão de obra capacitada no município. Nesse momento a gente entende que com o aumento da necessidade de mão de obra capacitada no ramo do turismo, e o crescimento de Sinop, a capacitação no setor do turismo é algo muito importante e real. Essa parceria entre a Prefeitura de Sinop, Senac e Secretaria do Turismo vem promover aprendizado profissional de qualidade para todo mundo”, comentou a coordenadora Administrativa do Senac, neste ato representando a entidade, Jessica Perius Schmitz.

Leia Também:  Parceria entre Prefeitura e OMDAS certifica alunos no curso de culinária prática para restaurante

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizaram na noite deste sábado (20) a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte. O evento ocorreu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e marcou o retorno da competição ao município após dez anos. A última edição sediada em Sinop ocorreu em 2016.

Ao todo, 15 municípios participam da competição: Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Mais de 1,3 mil atletas disputam vagas para a fase estadual em quatro modalidades coletivas.

As disputas ocorrem em duas categorias. Os Jogos Escolares abrangem estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis reúnem atletas de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e vôlei.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do retorno da competição para o município. “Os Jogos Escolares e Estudantis acontecem todos os anos, desde a década de 1980, e a última vez que Sinop sediou essa competição foi em 2016. Agora, recebemos novamente esse grande evento graças à estrutura esportiva que o município possui. Hoje, Sinop é uma das principais forças do esporte em Mato Grosso e o Governo do Estado contemplou a cidade com essa etapa regional”, afirmou.

Gabriel Vasconcelos também ressaltou a dimensão da competição. “São mais de 1,2 mil atletas participantes e uma grande festa esportiva, que se estende até sexta-feira, quando ocorrerão as finais. É um evento importante para o fortalecimento do esporte e para a valorização dos nossos jovens atletas”, disse.

Leia Também:  Gestão previdenciária de Sinop é destaque em fórum estadual sobre fortalecimento dos RPPS

O diretor de Esportes da Prefeitura de Sinop, Rudy Roger, citou sobre o trabalho da administração municipal para receber as delegações. “Ao todo, são 15 municípios participantes e mais de 1,3 mil atletas. Isso mostra a força de Sinop. A capital do Nortão voltou a ser referência no esporte graças aos investimentos do prefeito Roberto Dorner, do secretário Gabriel Vasconcelos e do trabalho de toda a equipe. Para nós, é um orgulho receber todos esses atletas e seus familiares em uma cidade que é polo do Norte de Mato Grosso”, destacou.

O superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, ressaltou a parceria entre estado e município para a etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis. “Foram dez anos sem um evento desse porte em Sinop. É uma grande felicidade retomar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje, Sinop possui uma das melhores estruturas esportivas de Mato Grosso e passou muito tempo sem sediar essa competição. Estamos retomando esse trabalho com uma grande abertura e tenho certeza de que todos os municípios que vieram para cá ficaram satisfeitos com a recepção”, afirmou.

Atletas participantes

Representante de Sinop no vôlei, Sophia Bones destacou a emoção de competir em casa. “Eu jogo pelo município de Sinop e é um prazer, além de sediar esse campeonato, também participar dele. Todo atleta sonha em disputar essa competição e conquistar uma vaga para a fase estadual para poder jogar nos Jogos da Juventude. Nós nos preparamos há muito tempo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e as expectativas são altas. Esperamos buscar o título”, afirmou.

Leia Também:  Projeto Farmácia Solidária já beneficiou mais 1,5 mil pessoas em 2023

A atleta Ana Carolina Tetila, de Boa Esperança do Norte, ressaltou a preparação da equipe de futsal. “Tenho 16 anos e jogo futsal. Foi uma semana de muitos treinos e estamos esperando uma grande competição”, disse.

Representante de Feliz Natal no futsal, Jorge Pereira também destacou a preparação do grupo para participar da competição. “Tenho 16 anos, jogo como pivô e fixo. Nós nos preparamos bastante. Recebemos a confirmação da participação e conseguimos nos organizar. Trabalhamos muito para estar aqui. A expectativa está alta e queremos fazer uma boa competição”, afirmou.

Já a atleta Luana Victória, de Lucas do Rio Verde, falou sobre a preparação da equipe de handebol. “Tenho 14 anos e represento a associação de handebol de Lucas do Rio Verde. Nossa preparação teve muito trabalho físico, corrida, exercícios de subida e aquecimento. A nossa expectativa está muito alta por causa das equipes que nós conhecemos”, comentou.

As partidas começam neste domingo (21), a partir das 8h. Os jogos de basquete ocorrem no Ginásio Primaveras. As disputas de vôlei acontecem nos ginásios Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. Os jogos de handebol ocorrem no Ginásio Francisco Hidalgo Gimenez. Já as partidas de futsal ocorrem no Ginásio Jaime Rovelli e no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. A etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses segue até o dia 26 de junho.

A tabela completa dos jogos, com horários, locais e confrontos, está disponível AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA