A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, Luciana Santos, afirmou que o Centro de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso vai contribuir com o avanço de soluções tecnológicas para o Estado.
“O Parque Tecnológico é uma das experiências mais eficazes de Mato Grosso no sentido de fazer ciência e transformar inovação em desenvolvimento. Por isso, esse projeto é muito importante. Fiquei muito impressionada. É um investimento exclusivo do Estado na obra física. É um esforço do ecossistema local e que nós, do ministério, vamos nos esforçar para apoiar e desdobrar o alcance”, afirmou.
Foto: Ascom Seciteci
Ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, Luciana visitou as obras do Parque Tecnológico Mato Grosso, localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, na tarde desta quarta-feira (2.7). O projeto está em fase final de conclusão. O investimento do Governo de Mato Grosso é de mais de R$ 18,2 milhões.
A ministra apontou também que vai avaliar a possibilidade de atender a demanda para financiamento de um supercomputador para o Centro de Inovação. O equipamento deve custar cerca de R$ 15 milhões. “Existe uma demanda, inclusive de equipamentos, e nós temos um fluxo contínuo de caixa. Vamos avaliar essa questão de atender a demanda de computação apresentada”, completou.
O secretário Allan Kardec apresentou à ministra o andamento da fase final das obras e apontou que a previsão é inaugurar o parque ainda neste ano.
“Nós teremos aqui um centro de criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras, reunindo poder público, academia universitária e iniciativa privada em busca de soluções inteligentes e sustentáveis”, destacou.
Allan apontou para uma possível parceria com o Governo Federal para projetos de sustentabilidade no Parque Tecnológico, como a captação de água da chuva e geração de energia limpa. “Queremos que as instituições que se instalem aqui não paguem conta de energia e água. É uma forma de atrair as entidades e diminuir os impactos ambientais”, disse.
O diretor do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, ressaltou que, mesmo antes da conclusão da obra, já estão sendo feitas conexões para atração de parceiros e frisou ainda que o espaço será um centro de promoção de serviços para a indústria, universidades e comunidade em geral.
O Parque Tecnológico Mato Grosso foi criado com o objetivo de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. Além do Centro de Inovação, que abrange uma área de 16 hectares, o Parque será uma região que abrigará diversas instituições públicas e privadas ligadas à área da inovação.
Foto: Ascom Seciteci
Participaram da visita às obras do Parque Tecnológico a deputada estadual Professora Graciele, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, e a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, além de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao Ministério da Ciência.
A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.
A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.
Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.
Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.
Atividades de queima
Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.
Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.
Denúncia
Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.