Várzea Grande

Várzea Grande realiza “V Conferência Municipal da Pessoa Idosa” com foco em equidade, direitos e participação

Publicado em

“Estamos trabalhando para garantir que os idosos tenham voz ativa na formulação de políticas públicas. O envelhecimento é plural e precisa ser tratado com respeito, equidade e participação efetiva”

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, promove nesta quinta-feira, 27 de junho, a “V Conferência Municipal da Pessoa Idosa”, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direito e Participação”. O evento será nas dependências do Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, reunindo representantes da sociedade civil, autoridades e profissionais envolvidos na defesa dos direitos da pessoa idosa.

A programação se estende durante todo o dia e está organizada em torno de cinco eixos fundamentais que nortearão os debates e propostas: financiamento das políticas públicas, fortalecimento do cuidado integral, enfrentamento à violência e abandono, protagonismo e participação social e o papel estratégico dos conselhos de direitos.

Para a prefeita Flávia Moretti (PL), a conferência “reforça o compromisso de Várzea Grande com o envelhecimento digno, respeitoso e participativo, dando protagonismo às pessoas idosas como sujeitos de direitos e construtores de uma sociedade mais justa e inclusiva”.

Leia Também:  Pela 1ª vez em Várzea Grande, CAPS III vai ter sede própria e totalmente adaptada à assistência em saúde mental

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, destaca que a conferência é um espaço essencial para ouvir e valorizar a pessoa idosa em todas as suas realidades. “Estamos trabalhando para garantir que os idosos tenham voz ativa na formulação de políticas públicas. O envelhecimento é plural e precisa ser tratado com respeito, equidade e participação efetiva”, afirmou.

Já a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cilbene Maria Rosa da Conceição, destacou a importância do evento para fortalecer as redes de proteção. “A conferência é uma construção coletiva que impulsiona políticas públicas mais eficazes. Precisamos combater todas as formas de violência, inclusive o abandono familiar e social, e garantir dignidade às múltiplas velhices”, disse.

O encontro contará com palestra magna de Elianeth Gláucia de Oliveira Nazário, defensora pública, e da fisioterapeuta Dra. Tamires Magalhães Almeida Carneiro, além de debates em grupos temáticos, apresentação cultural, eleição de delegados e elaboração de propostas que serão levadas à conferência estadual.

Programação do evento:

07h – Credenciamento

07h30 – Café da manhã

Leia Também:  Prefeitura intensifica operação tapa-buracos por ruas e avenidas

08h15 – Composição da mesa

08h25 – Apresentação Cultural

08h45 – Fala das autoridades

09h10 – Palestra Magna com Elianeth Gláucia e Dra. Tamires Carneiro

10h10 – Divisão dos grupos conforme os cinco eixos temáticos

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h – Elaboração das propostas pelos grupos

15h às 15h20 – Café

15h20 às 16h30 – Discussão das propostas

16h30 – Eleição dos delegados

17h30 – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Pequenos produtores esperam novidades e aumento de vendas para 2024

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA