Várzea Grande

Feira da Família será realizada nesta quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em

Ao fomentar esse espaço de comercialização direta entre produtores e consumidores, o Município também contribui para a segurança alimentar e o estímulo à economia circular

Nesta quinta-feira, 5 de junho, das 8h às 18h, a Praça em frente à Prefeitura de Várzea Grande será palco de mais uma edição da Feira da Família (Feira FAM), evento que ocorre toda primeira quinta-feira do mês. A edição de junho ganha um significado ainda mais especial por coincidir com o Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o apoio ao pequeno produtor rural.

A feira reúne dezenas de expositores, com destaque para produtos frescos da agricultura familiar, artesanato, comidas típicas, além de um espaço de convivência para a população. No cardápio do almoço, o público poderá saborear pratos como strogonoff de frango, peixe frito e espetinho completo, preparados pelos próprios feirantes.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a feira simboliza uma política pública permanente da atual gestão voltada à valorização dos pequenos produtores, ao mesmo tempo em que incentiva práticas sustentáveis.

Leia Também:  Secretaria de Saúde lamenta morte de Agente de Combate às Endemias

“Realizar a Feira da Família no Dia Mundial do Meio Ambiente é uma forma de reforçar a importância do consumo consciente e da produção local. Fortalecemos a agricultura familiar, geramos renda e promovemos um estilo de vida mais saudável e sustentável para todos”, afirmou o secretário.

Ricardo Amorim também pontua que ao fomentar esse espaço de comercialização direta entre produtores e consumidores, o Município também contribui para a segurança alimentar e o estímulo à economia circular.

“Toda população é convidada a prestigiar mais essa edição e vivenciar um dia de integração, cultura, gastronomia e sustentabilidade”, convida o gestor.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Várzea Grande e Cuiabá articulam mesa técnica no TCE para fortalecer atendimento à população vulnerável

Published

on

As Prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá se reuniram nesta segunda-feira (22) com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir pautas relacionadas à assistência social. Entre os temas debatidos estavam recursos financeiros, atendimento à população idosa, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, cerca de 78 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, totalizando aproximadamente 166 mil pessoas cadastradas. O número representa pouco mais de 50% da população do município. Deste total, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, mais de 80% dos custos da assistência social são custeados com recursos próprios do município.

“A instituição dessa mesa técnica é de extrema importância porque, hoje, em Várzea Grande, mais de 80% dos custos da assistência social são mantidos com recursos próprios. Precisamos dialogar em um tripé formado por município, Estado e Governo Federal, com o apoio do Tribunal de Contas, para encontrar soluções e planejar os serviços oferecidos à população”, destacou a prefeita.

Leia Também:  Campanha nacional vai até dia 30 e Saúde de Várzea Grande segue busca ativa no grupo prioritário

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo ela, a pasta dispõe de aproximadamente R$ 2 milhões mensais para atender a demanda do setor.

“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Nosso orçamento ainda é insuficiente para atender uma demanda tão expressiva em Várzea Grande”, afirmou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, responsável por propor a criação da mesa técnica, ressaltou a gravidade do cenário enfrentado pelas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo ele, Cuiabá e Várzea Grande somam cerca de 440 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Queremos realizar um estudo aprofundado sobre a população vulnerável, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças que necessitam de acolhimento. Em um segundo momento, construiremos propostas voltadas à implementação de políticas públicas mais eficientes e de qualidade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, informou que a Capital possui 119 mil famílias inscritas no CadÚnico. Para ela, a criação da mesa técnica permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas e mais eficazes no enfrentamento das desigualdades sociais.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande anuncia nome da nova secretária municipal de Saúde

“Vamos unir esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Tribunal de Contas para implantar medidas capazes de retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Apresentamos um diagnóstico da realidade e buscamos alternativas para desenvolver ações integradas e eficientes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA