Sorriso

4.º Fórum de Combate à Homofobia reuniu palestrantes do Estado e mais de 300 participantes

Publicado em

O foco é no ser humano, mostrando que o respeito é balizador para que todos possamos partilhar experiências em um lugar vivível”. A fala é do tenente-coronel da Polícia Militar e secretário do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, Ricardo Bueno de Jesus, e norteou o 4.º Fórum de Combate à Homofobia, realizado ontem, 20 de maio em Sorriso.

Organizado pela Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), o evento contou com cerca de 300 participantes. Com o tema central “O combate à homofobia como compromisso social”, reuniu palestrantes de todo o Estado.

“Ainda há muita desinformação e eventos como esse vem para afirmar e estabelecer a necessidade do respeito às diferenças; infelizmente, no Mato Grosso as pessoas LGBTQIAPN+ ainda sofrem muito desrespeito por conta da identidade de gênero”, diz o tenente-coronel. “Precisamos fomentar ações com foco nesse público e entender que que todos são pessoas iguais, que todos pagam tributos e tem direito a políticas públicas”, reforça.

Para o especialista em direitos humanos e diversidade e coordenador geral da Associação da Parada da Diversidade Sexual em Mato Grosso, Clóvis Arantes, o encontro pontuou o respeito como questão fundamental para que a sociedade conheça o universo da população LGBTQIAPN+.

Leia Também:  Famílias de Sorriso terão acesso à Tarifa Social de Água e Esgoto com 50% de desconto

Na palestra o foco foi informar. “A informação é uma forma de ofertar ferramentas aos educadores presentes para que possam dialogar com seus alunos, caso surjam essas questões em sala de aula; não estamos dizendo que esse deve ser um conteúdo trabalhado, mas muitas vezes esses questionamentos surgem e a informação é a melhor ferramenta para que o professor possa dialogar, mediar, agir em qualquer situação”, destaca. Clóvis também é mestre em Políticas Públicas em Educação.

Para a secretária da Semfa, Mara Fernandes, o objetivo central do evento sempre foi trabalhar o respeito para com todas as pessoas. “O Fórum trouxe várias vivências, foi um momento para discutirmos e salientarmos a necessidade do respeito em sociedade; a própria temática de 2025 teve o respeito como compromisso social e precisamos que o respeito seja praticado em todos os âmbitos da sociedade”, frisa. “Um ambiente com respeito preserva vidas e direitos de todos os cidadãos”, completa o prefeito Alei Fernandes.

O estudante de Direito e ativista engajado no movimento LGBTQIAPN+ e em conselhos de políticas públicas do Estado, secretário da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Mato Grosso e membro da Aliança Nacional LGBTQIAPN+, Wesley da Mata, também aproveitou o momento para falar da 4.ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Mato Grosso, prevista para os dias 11 a 13 de junho.

Leia Também:  Mais de 30 categorias são excluídas do MEI

Já a professora Ana Reni foi responsável por mediar a roda de conversa “Educar para Respeitar” debatendo como a escola e a sociedade podem colaborar para um ambiente mais respeitoso e seguro. Ana Reni é professora, psicanalista e pedagoga da Rede Municipal de Educação.

Vale ressaltar que a sigla LGBTQIAPN+ carrega um conjunto de significados: L (lésbicas), G (gays), B (bissexuais), T (transgêneros), Q (queer), I (intersexo), A (assexuais), P (pansexuais), N (não-binários) e o “+”, que indica a inclusão de outras identidades não mencionadas.

Dia internacional de luta contra a homofobia

Em 17 de maio, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). A partir de então, a data ficou conhecida como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia. Visando dar visibilidade às outras identidades que também sofrem preconceito e discriminação, surgiu um movimento ainda mais forte na luta contra as violações dos direitos LGBTQIAPN+.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Mais de 150 atletas de Sorriso disputam etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis em Sinop

Published

on

Delegação representa o município em quatro modalidades coletivas e busca classificação para a fase estadual da competição

Mais de 150 atletas de Sorriso estão em Sinop representando o município na etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses, competição que reúne 15 cidades e mais de 1,3 mil participantes até a próxima sexta-feira (26).

As disputas começaram no último domingo (21) e garantem vagas para a fase estadual dos jogos, considerada uma das principais competições esportivas de base promovidas em Mato Grosso.

A delegação sorrisense participa das modalidades de futsal, handebol, voleibol e basquetebol, envolvendo atletas em duas categorias: a categoria B, destinada a estudantes de 12 a 14 anos, e a categoria A, voltada a jovens de 15 a 17 anos. A comitiva de Sorriso também conta com integrantes da comissão técnica, responsáveis pelo acompanhamento e preparação das equipes durante toda a competição.

Nesta etapa regional, além de Sorriso, participam delegações dos municípios de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.

Leia Também:  Famílias de Sorriso terão acesso à Tarifa Social de Água e Esgoto com 50% de desconto

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA