Mato Grosso

Seduc promove debate sobre prevenção e combate ao abuso sexual com webinar Escola que Olha, Protege

Publicado em

As ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) alusivas ao Maio Laranja, mês de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, prosseguem até o dia 28 deste mês, quando será realizado o webinar “Escola que Olha, Protege”. A transmissão ocorre a partir das 9h (horário de Cuiabá), via canal da Seduc no YouTube.

Segundo Patrícia Carvalho, coordenadora de gestão da Rede Estadual, o webinar visa sensibilizar a comunidade escolar, a partir do protagonismo dos estudantes, sobre a importância de promover espaços e práticas pedagógicas preventivas no ambiente escolar.

“O webinar também visa ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de denúncia e as instituições da rede de proteção social, garantindo que crianças e adolescentes compreendam seus direitos e para que possam desenvolver comportamentos protetivos diante de contextos de violência”, explica Patrícia.

Ela observa que o Núcleo de Mediação Escolar, desenvolve atividades continuas de orientação e apoio às unidades escolares no desenvolvimento de temáticas voltadas à promoção da cidadania, da prevenção das violências e outras ações alinhadas na perspectiva dos direitos humanos.

Leia Também:  Forças de segurança impedem mais duas invasões de terra em municípios de Mato Grosso

“Orientamos gestores e educadores que o desenvolvimento de trabalhos contínuos e a inclusão de temáticas transversais na agenda educacional são partes essenciais e determinantes para a construção de rotinas escolares pautadas pelo acolhimento, prevenção, proteção social, respeito e segurança”, completa a coordenadora.

Para a Seduc, a exemplo das práticas e ações realizadas pelas escolas, um desfile realizado na última quarta-feira (14), em Mirassol do Oeste, pelos estudantes da Escola Estadual Padre José Anchieta foi uma demonstração de consciência social.

Ao percorrer a principal avenida da cidade com cartazes e palavras de ordem, os jovens não apenas expressaram suas preocupações, mas também mobilizaram a comunidade em torno de um tema fundamental, que é a proteção de crianças e jovens.

“Nossa meta é despertar na sociedade a consciência e o engajamento capazes de transformar a realidade ao seu redor, contribuindo para que o ambiente seja o mais seguro possível, especialmente o ambiente escolar”, conclui Patrícia Carvalho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  MT Hemocentro busca doadores de sangue raro para suprir estoque

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Evento celebra o Dia do Poeta Mato-grossense com abertura de nova exposição sobre Silva Freire

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA