Mato Grosso

Operações Lei Seca autuam 14 condutores por embriaguez em Cuiabá

Publicado em

Em duas edições da Operação Lei Seca, realizadas de forma simultânea nos dois sentidos da Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), na madrugada desta terça-feira (08.4), feriado do aniversário de Cuiabá, 14 condutores foram autuados em flagrante por embriaguez.

Um dos motoristas autuados por embriaguez (artigo 306 do Código de Trânsito) teve o crime agravado por adulteração veicular. O carro que ele diria, bêbado, tinha a numeração do chassi remarcada.

Além dos flagrantes por consumo de álcool, um condutor cuja pesquisa do nome em sistemas de segurança apontou mandado de prisão em aberto, também acabou preso.

De acordo o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão responsável por ações da Lei Seca, 107 veículos foram fiscalizados e 107 testes de alcoolemia realizados nas duas operações.

O relatório aponta ainda que 49 veículos, sendo 37 carros e 12 motocicletas, tiveram de ser removidos.

A operação chegou ao final totalizando 79 infrações criminais aplicadas por causa da embriaguez ao volante e de irregularidades com a documentação dos veículos e de seus condutores.

Leia Também:  SES debate triagem neonatal em encontro do Hospital Júlio Muller

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo. A Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá integram as equipes da Sesp quando as ações ocorrem em seus municípios.

Além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial para quem dirigir embriagado é R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil se o motorista por reincidente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 15 incêndios florestais nesta terça-feira (30)

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães, e mantém controlados outros três focos ativos. As equipes seguem, nesta terça-feira (30.9), no combate a 15 incêndios florestais em diversas regiões do estado.

Os incêndios extintos estavam localizados nos municípios de Nova Ubiratã, Cláudia e Vila Bela da Santíssima Trindade. Já os incêndios, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos em um perímetro seguro, localizam-se nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Glória D’Oeste e União do Sul.

As equipes seguem atuando no combate aos incêndios florestais em Pontes e Lacerda, que enfrenta quatro focos ativos; em Vila Bela da Santíssima Trindade são combatidos dois focos; além das cidades de Guarantã do Norte, Juara, Cocalinho, Nova Santa Helena, Cáceres, Barão de Melgaço, Colniza, Nova Maringá e Cláudia.

O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas. As operações seguem de forma contínua, com controle dos focos e proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada.

Monitoramento

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 42 focos de calor em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 27 são incêndios florestais e outros 15 focos restantes correspondem a queimadas irregulares. Nas terras indígenas, são registrados três incêndios.

As ocorrências em terras indígenas incluem: Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Canarana; Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças e Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis.

Leia Também:  Estudantes de 28 escolas estaduais participam do 11º Encontro Indígena "Memória Viva"

No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.

Fiscalização – Operação Infravermelho

Os 15 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de 223 incêndios.

Os municípios são: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis do Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Leia Também:  Caminhoneiros afirmam que duplicação realizada pelo Governo de MT vai trazer mais segurança na BR-163

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 221 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 117 são na Amazônia e 104 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA