AGRONEGÓCIO

Isenção de Taxa de Importação para Azeite de Oliva Gera Debates na Abertura Oficial da Colheita

Publicado em

A cidade de Cachoeira do Sul (RS) foi palco da 13ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva, evento realizado na planta industrial da Azeite Puro, da família Farina, com organização do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Durante a cerimônia, o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, abordou as dificuldades enfrentadas pelos produtores devido às condições climáticas adversas nas safras de 2024 e 2025. “Após uma supersafra em 2023, em que a produção superou as expectativas, tivemos uma redução na safra de 2024, e novamente enfrentamos queda de produção este ano”, afirmou Fernandes. O dirigente também se pronunciou sobre a recente decisão do governo federal de isentar as taxas sobre a importação de azeite, questionando a viabilidade dessa medida. “Em 2023, o Brasil importou azeite no valor de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, com 9% a 10% desse montante representando meio bilhão de reais em impostos. Será que o país pode abrir mão de 500 milhões de reais, que poderiam ser aplicados em setores essenciais como saúde e educação?”, indagou o presidente do Ibraoliva.

Leia Também:  Dólar abre em queda e mercado acompanha indicadores dos EUA e cenário geopolítico

Representando o governo estadual, o secretário da Agricultura, Clair Kuhn, destacou a importância da olivicultura para o Rio Grande do Sul, ressaltando a potencialidade de diversificação das propriedades rurais, o que resulta em maior rentabilidade e geração de empregos. “A previsão é de que os produtores tenham um retorno melhor nesta safra, comparado ao ano anterior. A azeitona, uma planta sensível às intempéries, continua a apresentar boa qualidade no Estado, agregando valor à produção. A cadeia produtiva da oliva no Rio Grande do Sul está se fortalecendo, e a Secretaria da Agricultura é parceira na construção de novas ações para o desenvolvimento do setor”, afirmou Kuhn, também destacando o termo de cooperação firmado naquele dia como um marco para o avanço da olivicultura gaúcha.

Durante o evento, o Ibraoliva e a Secretaria da Agricultura assinaram um protocolo de intenções, com o intuito de promover pesquisas e inovações nos processos produtivos, com foco na sustentabilidade e resiliência climática da olivicultura. Além disso, a parceria busca estimular a obtenção de recursos para pesquisa, fomentar a integração entre os diversos setores da cadeia produtiva e promover cursos e capacitações para qualificar o setor. A Embrapa Clima Temperado também se uniu à parceria.

Leia Também:  Mais de 23 milhões de brasileiros fortalecem o agro com união e práticas sustentáveis

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva incluiu palestras, a exibição de um vídeo em homenagem às mulheres que se destacam no setor, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e uma apresentação artística, encerrando o evento com um momento de celebração à olivicultura e seus avanços.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Torcedores não se intimidam com frio e curtem jogo do Brasil em seis bairros de Cuiabá

Published

on

A temperatura de 14°C registrada em Cuiabá na noite desta quarta-feira (24), considerada atípica para uma cidade conhecida pelo calor intenso durante a maior parte do ano, não afastou os torcedores que participaram da campanha Minha Rua é Show de Bola. Nos seis pontos contemplados pela Prefeitura de Cuiabá, moradores se reuniram para acompanhar a partida entre Brasil e Escócia em telões instalados nos bairros, reforçando o espírito de comunidade e a tradição das ruas decoradas durante os jogos da Seleção Brasileira. O Brasil venceu a partida por 3 a 0.

A ação, idealizada pelo prefeito Abilio Brunini, transformou ruas da capital em verdadeiras arquibancadas a céu aberto, reunindo famílias, amigos e vizinhos para torcer pela Seleção Brasileira em um ambiente de confraternização e integração comunitária.

Os seis telões foram instalados na Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa; Rua Lages, no CPA I; Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. A estrutura contou ainda com tendas, cadeiras, distribuição de água e apoio operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Durante a transmissão da partida, o prefeito Abilio Brunini visitou algumas das ruas contempladas para acompanhar de perto a participação dos moradores e prestigiar o trabalho realizado pelas comunidades na decoração dos espaços. Nas visitas, conversou com os moradores, observou os detalhes das pinturas e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da convivência entre os bairros.

“Ver as ruas decoradas, as famílias reunidas e os vizinhos trabalhando juntos por um objetivo comum mostra que o futebol vai muito além das quatro linhas. O Minha Rua é Show de Bola resgata uma tradição bonita dos bairros e fortalece o sentimento de pertencimento e comunidade entre os moradores de Cuiabá. Fiz questão de visitar algumas dessas ruas para agradecer pessoalmente o empenho de todos que participaram dessa mobilização”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Mais de 23 milhões de brasileiros fortalecem o agro com união e práticas sustentáveis

Em visita ao bairro Ribeirão do Lipa, o prefeito também destacou a continuidade da ação nas próximas fases da competição. “Agora já sabemos o próximo jogo da fase, então vai ter sim. Serão novas ruas sorteadas e quatro telões, como é o padrão normalmente. É torcer para que não esteja frio nem chovendo, para que a população possa ir para a rua com tranquilidade. O objetivo é levar as pessoas ao espaço público, fortalecer o convívio e a vivência da comunidade”, pontuou.

Morador do bairro João Bosco Pinheiro, Emerson Germano destacou que a escolha da rua foi resultado do empenho coletivo dos moradores.

“Todo mundo ajudou de alguma forma. Teve gente que pintou, que arrecadou material, que organizou a rua e chamou os vizinhos para participar. Ver o telão montado hoje é uma recompensa para todo esse esforço coletivo.”

Em diversos bairros, os preparativos começaram semanas antes do início da competição. Mais de 12 moradores do Residencial João Bosco Pinheiro se mobilizaram para pintar as ruas, confeccionar bandeiras, desenhar jogadores e produzir decorações inspiradas na Seleção Brasileira. As ações tiveram início em meados de maio e seguiram até mesmo durante a madrugada, em sistema de revezamento entre os participantes.

A adolescente Verônica Vittoria contou que participar da decoração foi uma experiência especial para a comunidade.

“Foi muito legal participar. A gente pintou bandeiras, desenhou jogadores e deixou a rua toda no clima da Copa. Quando vimos que a nossa rua foi escolhida, foi uma alegria para todo mundo. Valeu cada dia que a gente passou ajudando na decoração.”

Esta foi a terceira transmissão realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira, contra Marrocos, realizado no sábado (13), os telões foram instalados na Rua Ponta Grossa, no bairro CPA I, e na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco.

Leia Também:  Agrodefesa alerta para riscos da brucelose e reforça consumo seguro de leite e derivados em Goiás

Já na partida entre Brasil e Haiti, realizada na sexta-feira (19), cinco telões foram disponibilizados à população. Os locais contemplados foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu uma estrutura especial voltada para a comunidade haitiana residente na capital.

Mais do que assistir a um jogo de futebol, os moradores revivem uma tradição que marcou gerações. As ruas decoradas, os encontros ao ar livre e a convivência entre famílias despertam um sentimento de nostalgia que há muito tempo não era visto com tanta intensidade nos bairros da capital.

Para Rogério Miranda, a iniciativa também contribuiu para aproximar os moradores e resgatar uma tradição dos bairros. “Além do futebol, a campanha uniu as famílias e fortaleceu a amizade entre os vizinhos. A gente também agradece à Prefeitura por incentivar esse movimento e proporcionar esse momento de convivência para a comunidade”, pontuou.

O concurso Minha Rua é Show de Bola foi criado pela Prefeitura de Cuiabá para incentivar a participação popular e fortalecer os laços comunitários durante os jogos da Seleção Brasileira.

A ideia surgiu a partir da proposta de resgatar a tradição das ruas decoradas, tão comum em décadas anteriores, estimulando moradores a trabalharem juntos em prol de um objetivo comum.

Os moradores gravam vídeos mostrando a decoração da rua e enviam o material para os canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá. Os vídeos são publicados nas redes sociais da administração municipal para votação popular. As ruas vencedoras são definidas com base na mobilização da comunidade e na interação obtida nas publicações, e recebem estrutura com telões, tendas, cadeiras, água e apoio logístico para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA