Mato Grosso

Governo de MT já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas em 2024

Publicado em

O Governo de Mato Grosso já realizou, em 2024, 15.968 cirurgias eletivas por meio do programa Fila Zero na Cirurgia, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O Fila Zero na Cirurgia é o maior programa de cirurgias eletivas já ofertado em Mato Grosso e realizou, ao todo, 53,5 mil procedimentos neste ano – um aumento de 62% em relação ao ano anterior, em que foram realizados cerca de 33 mil.

Além das cirurgias eletivas, foram realizados 21.286 exames e 16.299 consultas por meio do programa. Em 2023, os números foram de 8.086 cirurgias, 18.129 exames e 7.026 consultas.

O aumento significativo nos atendimentos reduziu o tempo de espera dos pacientes de 59 para 26 dias. Além disso, em 2024 o programa passou a contar com 62 novos procedimentos, chegando a ofertar o total de 465 cirurgias em seu portfólio.

O Hospital Municipal de Novo São Joaquim se destaca na realização de diversas cirurgias do Programa Fila Zero. A secretária de saúde do município, Renata Martins de Oliveira, afirma que o programa transformou a vida da população.

“Tenho muito orgulho de falar que a SES criou o melhor programa da história do SUS de Mato Grosso com o Fila Zero. Além de ajudar as pessoas, esse programa incentiva a gente [gestores municipais]. O SUS e o Fila Zero estão marcados no coração do nosso povo”, afirma.

Leia Também:  MTPrev adere ao Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso

Manoel Benedito das Dores, de 65 anos, conseguiu realizar uma cirurgia para a retirada de pedra da bexiga por meio do Programa Fila Zero, após sete anos de espera. Ele conta que já havia perdido as esperanças de realizar a cirurgia, porque não conseguia vaga na rede pública de saúde.

“Me pediram 15 mil para tirar essa pedra, nos hospitais particulares. Então, graças a Deus me chamaram para vir para cá [Novo São Joaquim] e eu consegui fazer a cirurgia. No começo era só pedra na bexiga, depois viram que tinha a próstata também. Fui bem recebido no hospital e só tenho a agradecer”, conta.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressalta o impacto do programa na agilidade do atendimento aos pacientes.

“O Programa Fila Zero está fazendo a diferença na vida da população. Através dele, nós estamos reduzindo o tempo de espera e entregando um atendimento em saúde de qualidade e tecnológico. O nosso objetivo é reduzir cada vez mais o tempo de espera pelos procedimentos eletivos – sejam eles exames, consultas ou cirurgias”, afirma o secretário.

Dentre os procedimentos incluídos recentemente estão a cirurgia bariátrica, a reparação para pacientes que já passaram pela bariátrica e a reparação para pessoas que sofreram queimaduras no corpo.

Leia Também:  "Mais do que dar assistência, o Governo de MT tem criado condições para que os mais vulneráveis possam melhorar a qualidade de vida", destaca secretária

O programa Fila Zero na Cirurgia, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde em 2023, tem como meta realizar 422.393 procedimentos em quatro anos, englobando consultas, exames e cirurgias eletivas.

O comprometimento do Governo do Estado com a Saúde também é demonstrado através do investimento no programa. Em 2024 foram investidos R$ 42,4 milhões. Em 2023, o valor foi R$ 25,2 milhões.

Sobre o programa Fila Zero

O total de investimento previsto para os quatro anos do programa Fila Zero na Cirurgia é de R$ 200 milhões, que serão usados para custear as cirurgias e outros procedimentos, ampliando o alcance e impacto do programa.

O Estado repassa os recursos previstos para os procedimentos contemplados pelo programa e, desta forma, os entes parceiros se beneficiam do incentivo para aprimorarem outros serviços prestados à população.

São elegíveis para o programa as unidades públicas de saúde municipais e estaduais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiros (como o MT Saúde).

Atualmente, o programa conta com a participação de 78 municípios e consórcios, o que fortalece a rede de atendimento, descentralizando os serviços e garantindo acesso a uma maior parcela da população.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Governo de MT entrega Sala Lilás do IML para atendimento às mulheres vítimas de violência física e psicológica

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Centro Estadual de Odontologia realizou mais de 69 mil procedimentos nos últimos cinco anos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA