AGRONEGÓCIO

Programa ADM regeneração Reduz Emissões de Carbono na Soja em Mais de 50% e Lança Nova Fase no Brasil

Publicado em

O programa ADM re:generação, iniciativa de agricultura regenerativa liderada pela ADM, comemorou um ano de resultados expressivos, incluindo a redução de mais de 50% nas emissões de carbono das áreas analisadas de plantio de soja. A nova etapa do projeto, lançada neste mês, foca na coleta de amostras de solo em fazendas participantes para mensurar o potencial de sequestro de carbono da produção agrícola.

Resultados do primeiro ano destacam práticas regenerativas

Nos 25 mil hectares analisados em fazendas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, os dados mostraram que a aplicação de práticas regenerativas impactou positivamente as emissões de carbono. Segundo André Germanos, gerente de Negócios de Carbono e Agricultura Regenerativa da ADM para a América Latina, os números refletem a modernização da agricultura brasileira, que já adota práticas sustentáveis como plantio direto e cobertura do solo.

“Os produtores brasileiros estão em constante busca por melhorias em seus sistemas de produção. Criamos o ADM re:generação para construir uma base científica robusta que demonstre a realidade do país, aumentando a confiança dos mercados local e internacional na sustentabilidade da nossa agricultura”, afirmou Germanos.

Leia Também:  Sistema FAEP diz que reduzir alíquotas de importação é ataque à produção nacional

A metodologia usada no programa é baseada em uma calculadora tropicalizada desenvolvida pela Bayer em parceria com a Embrapa, capaz de medir as emissões em toda a cadeia produtiva, desde o campo até o transporte.

Nova fase: sequestro de carbono no solo

Com a ampliação do programa, o foco agora inclui a análise do sequestro de carbono no solo. Para isso, amostras foram coletadas em todos os talhões das propriedades participantes, criando uma linha de base para acompanhar o impacto das práticas regenerativas. Os resultados serão apresentados em relatórios futuros.

Ana Carolina Guedes, líder de Parcerias para o Negócio de Carbono da Bayer, reforça que a metodologia usada é validada por padrões internacionais, como o GHG Protocol e normas ISO, permitindo medições precisas e recomendações específicas para a melhoria contínua.

Produtores destacam benefícios e adesão crescente

Lisandra Zamboni, produtora rural participante, destaca que o programa oferece suporte customizado, considerando as particularidades de cada área. “Com o ADM re:generação, percebo ganhos de produtividade e uma lavoura mais resiliente. A responsabilidade pela redução das emissões é de toda a cadeia produtiva, e iniciativas como essa incentivam a adesão de mais produtores”, afirmou.

Leia Também:  Mercado de arroz enfrenta excesso de oferta, baixa liquidez e pressão nos preços após colheita no RS

Além da coleta de solo, o programa continua oferecendo treinamento técnico e recomendações como o uso eficiente de fertilizantes, insumos biológicos, plantio direto aprimorado e culturas de cobertura para melhorar a saúde do solo.

Metas para o futuro

A ADM planeja expandir o programa para alcançar 200 mil hectares nos próximos cinco anos, incentivando práticas regenerativas em escala. “Estamos comprometidos com a sustentabilidade e convidamos toda a cadeia produtiva a participar, fortalecendo a confiança dos consumidores em produtos com baixa pegada de carbono”, concluiu Germanos.

A iniciativa ADM re:generação segue como referência no setor, reafirmando o papel estratégico da agricultura brasileira na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Combustíveis Encerram 2024 em Alta com Aumento em Dezembro, Aponta Edenred Ticket Log

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA