Mato Grosso

Secel tomba fachadas de estações de tratamento de água de Cuiabá como Patrimônio Histórico

Publicado em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tombou para o Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural as fachadas das Estações de Tratamento de Água (ETAs) l e II, em Cuiabá. Publicado pela portaria nº 354/2024 de 14 de novembro de 2024 (link aqui), o ato administrativo acolhe a decisão do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso.

As estações são pioneiras no tratamento de águas em Cuiabá, tendo sido construídas nas décadas de 1940 e 1970. Denominados Engenheiro José Brunello Bombana (ETA I) e General Austregésilo Homem de Mello (ETA II), os imóveis estão situados nas avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Santa Helena, na capital.

Com o tombamento estadual, o complexo de fachadas das duas estações fica protegido de qualquer ação que altere, impeça ou reduza a visibilidade ou estética de seus elementos arquitetônicos e áreas de entorno, compreendidas pelos jardins e muro de fechamento. Isso significa que qualquer projeto para modificar ou alterar o bem tombado fica sujeito a prévio exame e aprovação do Poder Público Estadual.

Leia Também:  "Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições de realizar esses serviços", afirma beneficiária do Mutirão da Cidadania

De acordo com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, são as fachadas dos locais que impactam a sociedade do ponto de vista histórico e paisagístico.

“As fachadas das edificações possuem características que influenciaram muito a paisagem urbana de Cuiabá. Não houve necessidade de tombamento de todo o local, até porque as estações possuem maquinários em plena atividade, e em caso de troca ou atualização iria precisar de constante autorização, caso fossem tombados”, explica o superintendente.

ETAs I e II

As edificações integram o complexo das obras realizadas no período do Estado Novo, por meio do programa federal da chamada “Marcha para Oeste” (1937-1945), sob a presidência de Getúlio Vargas, com administração estadual do Interventor Federal Júlio Strubing Müller (1937-1945).

Suas construções representaram um salto tecnológico na infraestrutura urbana e de saneamento da capital e do Estado, inaugurando um modelo de tratamento sequencialmente replicado nas demais regiões e cidades de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT participa do Dia das Crianças em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Entre viajar por horas e ser atendido perto de casa: o avanço do Saúde Digital MT no interior

Published

on

O Governo de Mato Grosso tem transformado o acesso à saúde no Estado com o programa Saúde Digital MT, que leva atendimento especializado à população de todas as regiões e evita deslocamentos de centenas de quilômetros em busca de consulta. Executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a iniciativa aproxima os serviços de saúde dos mato-grossenses e garante mais agilidade, comodidade e cuidado perto de casa.

Desde 2023, já foram realizados 637.826 telediagnósticos, 17.413 teleconsultorias, 17.759 teleinterconsultas e 5.944 teleconsultas no Estado.

“Eu acredito que, principalmente na saúde, na segurança e na educação, usar a tecnologia e a modernização a nosso favor é muito positivo. Num estado grande territorialmente como o nosso, isso facilita muito a vida de quem precisa e deixa o serviço público mais eficiente. No fim é isso. Saber usar os meios que temos hoje em favor das pessoas, para servir melhor o cidadão”, declarou o governador Otaviano Pivetta.

Profissionais de todos os 142 municípios já foram treinados pela equipe do programa para conseguirem utilizar a ferramenta. “O programa já teve adesão de todos os municípios de Mato Grosso, o que demonstra o empenho da Secretaria na articulação com os gestores para alcançar o maior número possível de cobertura. Isso tem sido fundamental para reduzir distâncias e garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao cidadão, evitando longas e cansativas viagens”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Segundo a gestora da Saúde Digital MT, Dra. Vânia Berti, além dos bons resultados, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de cerca de R$ 650 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.

“Com o Saúde Digital, os pacientes estão tendo acesso facilitado às avaliações de médicos especialistas, com comodidade e conforto. Já foram evitados mais de 790 milhões de quilômetros em deslocamentos desde a criação do programa”, avaliou.

Leia Também:  Campanha atinge meta para tratamento do filho de Bruno Pereira

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe, a implementação da Saúde Digital MT proporciona melhorias significativas no acesso, na qualidade e na continuidade do cuidado, reduzindo barreiras geográficas e tempo de espera para consultas, exames e encaminhamentos, além ampliar o acesso à atenção especializada, especialmente em municípios de pequeno porte e áreas rurais.

“Para a gestão municipal, a Saúde Digital fortalece a capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisão, com a identificação rápida de problemas e necessidades da população. Além disso, promove melhorias na qualificação dos profissionais, com maior organização do processo de trabalho, acesso rápido às informações e suporte à decisão clínica”, afirmou.

De acordo com o presidente, o programa melhora a Atenção Primária à Saúde e o fluxo de regulação no município, otimizando recursos financeiros e humanos, reduzindo desperdícios.

“A Saúde Digital fortalece o cuidado centrado no cidadão, amplia o acesso aos serviços, qualifica a assistência e fornece aos gestores informações estratégicas para uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências. A modalidade que mais tem se destacado é a retinografia, onde os municípios têm utilizado a ferramenta como forma de rastreio para diagnósticos precoces na retina”, acrescentou.

Janaína Schmitz levou o filho Oscar Felipe Schmitz, de 7 anos, a uma unidade de saúde de Sinop, no dia 27 de maio, para passar por uma teleconsulta com médico ortopedista. Ela considerou a iniciativa muito boa, pois não precisou se deslocar até Cuiabá, onde o médico estava, para consultar com o especialista.

“Para mim foi muito bom porque o meu filho é cadeirante, ele precisa muito da consulta dele e eu tenho outro bebê de sete meses também. Se a gente não tivesse essa teleconsulta, a gente tinha que deslocar até Cuiabá e para mim fica muito ruim, porque preciso pedir ambulância, preciso contratar uma babá pra ficar com meu outro filho pequeno. Então querendo ou não é um desgaste”, contou.

Leia Também:  "Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições de realizar esses serviços", afirma beneficiária do Mutirão da Cidadania

Segundo Janaína, o menino tem pé torto congênito e precisa passar por uma cirurgia. “Ele já teve acompanhamento em Cuiabá presencialmente com outro médico ortopedista. Era para ter marcado cirurgia com o médico que estava atendendo, mas eu engravidei, não consegui prosseguir e reagendaram ele para essa teleconsulta”, concluiu.

Saiba mais sobre o programa

Apesar de existir desde 2013 com o nome de Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X.

Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) podem sanar as dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto. Já na teleinterconsulta, é realizada uma consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

São 3.543 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado. São, ao todo, 2.620 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) cadastrados e treinados para utilizarem a plataforma.

Atualmente, o núcleo de Saúde Digital de Mato Grosso funciona em uma unidade própria, localizada em Cuiabá, que também conta com pontos focais nas 16 regiões de Saúde do Estado, graças à mediação dos Escritórios Regionais de Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA