Mato Grosso

Detran-MT promove encontro com servidores de Ciretrans, Postos e Núcleos de Atendimento

Publicado em

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) deu início, nesta segunda-feira (21.10), ao Encontro Anual de Ciretrans, Postos e Núcleos de Atendimento do Detran. O evento é realizado no auditório da sede do órgão, em Cuiabá, e vai até sexta-feira (25.10).

Na cerimônia de abertura, o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, falou sobre a importância do evento que reúne todas as unidades descentralizadas.

“Somos 62 Ciretrans espalhadas pelo Estado, mais as unidades de atendimento ligadas às Ciretrans, totalizando mais de 80 pontos de atendimento ao público. Somando com as agências municipais, são mais de 140 postos de atendimento ao cidadão mato-grossense, por isso, esse encontro é tão importante para alinhamento das informações e para sanar as dúvidas dos servidores dessas unidades”, disse.

O diretor de Suporte as Regionalizadas e Desconcentradas do Detran-MT, Loester Rodrigo Marçal Siqueira, disse que o evento é importante para que o Detran tenha um feedback dos chefes das unidades e entenda as necessidades de cada um nas suas bases de trabalho.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre piloto após queda de aeronave em Primavera do Leste

“Também é fundamental para atualizar o que já foi repassado em diversos cursos, aproveitando esse encontro anual para trocar ideias e informações, o que é muito relevante no serviço que a gente faz”, falou.

Para o chefe da 37ª Ciretran de Sorriso, Edson de Carvalho, que está participando do evento, o encontro é uma oportunidade de agregar conhecimento, padronização dos procedimentos, interação com os demais colegas e a troca de experiências para melhorar a cada dia a prestação do serviço para a população.

Entre os assuntos abordados estão: padrões de conduta no atendimento presencial, situações de atendimento que são passadas para o atendimento virtual, atendimento ao credenciado, atualização do Manual de Procedimentos (para atendimento e processos de Veículos), transferência digital e assinaturas digitais, processo de suspensão e cassação de CNH, infração de trânsito e seus desdobramentos, 1ª Habilitação, coleta de imagem, entre outros assuntos.

Além do presidente do Detran, também participaram da abertura do evento o diretor de Habilitação e Veículos, Alessandro Alencar de Andrade, a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale, o diretor de Administração Sistêmica, Paulo Henrique Lima Marques, o corregedor da Unidade Setorial de Correição do Detran-MT, Coronel PM Juliano Chiroli, e o secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Ten. Cel. PM Thiago Vinicius Pinheiro da Silva.

Leia Também:  Sema reforça importância de práticas sustentáveis para criação de novos empregos e redução de poluição

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  SEMANA DA APRENDIZAGEM - Projeto realizado no TRT-23 promove inserção de jovens

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Sema reforça importância de práticas sustentáveis para criação de novos empregos e redução de poluição

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA