Mato Grosso

Maratona tecnológica com premiação de R$ 91,2 mil tem início nesta sexta (27) em Água Boa

Publicado em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza, neste final de semana, o HackaMT, uma maratona tecnológica que une programadores, designers e empreendedores com a missão de desenvolver soluções inovadoras para o setor público, no município de Água Boa.

O evento terá início às 18h00 desta sexta-feira (27.09) e se estende até domingo (29.09) com premiação de até R$ 91,2 mil.

A HackaMT ocorrerá no Sindicato Rural de Água Boa, onde serão apresentados alguns desafios enfrentados pela região. Os grupos de participantes vão atuar como desenvolvedores de soluções para tais demandas.

Durante os três dias de evento, as equipes irão participar de palestras, workshops e oficinas. Os participantes receberão auxílio de mentores no desenvolvimento das propostas.

A equipe vencedora será premiada com cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico, por um período de 06 a 12 meses, com valor mensal de R$ 1.520,00. Ao todo, a premiação chegará a R$ 91,2 mil.

A avaliação dos projetos será feita com base em critérios como inovação, viabilidade, impacto, design e qualidade da implementação técnica.

Leia Também:  CEJUSC PRESENTE - Mutirão de conciliação começa nesta segunda em Barra do Garças

O HackaMT é uma iniciativa da Seciteci e promovido em parceria com o Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

“A nossa grande expectativa é de que seja um evento de criação e ideação onde, ao final do último dia, em suas entregas, realmente possamos trazer algo valioso para o município de Água Boa e região”, afirma Edcleide Nobre, uma das mentoras do evento e Agente de Inovação do Parque Tecnológico.

Os organizadores estão disponíveis para responder possíveis dúvidas através do e-mail: [email protected].

O HackaMT já foi realizado em diversas cidades do Estado, entre elas, Nova Mutum, Cáceres e Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de prisão de homem condenado a mais de 22 anos de prisão pelo crime roubo Rondonópolis

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza mais de 450 vagas de emprego nesta terça-feira; salários chegam até 4 mil reais

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA