Política MT

Sessão especial homenageia festeiros e organizadores da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Publicado em

A Assembleia Legislativa homenageou festeiros e organizadores da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em sessão especial realizada na tarde desta quarta-feira (5). Foram entregues moções de aplausos concedidas por requerimento dos deputados Eduardo Botelho (União) e Janaina Riva (MDB), respectivamente presidente e vice-presidente da Casa de Leis.

“A festa é uma celebração em que a gente está trazendo de volta a pessoa de Jesus Cristo como padroeiro do estado, da cidade e da Arquidiocese de Cuiabá. A cada ano estamos melhorando e ampliando a celebração. 16. A gente espera que aumente cada vez mais a fé no Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, explicou o padre da Arquidiocese de Cuiabá, Felisberto Samuel da Cruz, um dos homenageados. Ele lembrou ainda que imagem original de Bom Jesus, produzida por uma artesã de Sorocaba (SP), foi colocada na primeira capela construída no território da capital em 1822.

A capelã da Comunidade Nossa Senhora da Penha do Coxipó do Ouro, Fernanda Sampaio, destaca ainda que os dias de festa relembram a origem da cidade, com atividades no percurso da antiga rota do ouro. “É importante lembrarmos que nós temos uma história, temos um passado. É em cima disso que a gente vai plantando, colhendo, entendendo o que estamos vivendo agora. Por isso a importância de fazermos essa festa para Bom Jesus. Fico honrada por recebermos esse reconhecimento aqui na Assembleia Legislativa”, disse.

Leia Também:  Servidores expõem talentos em gastronomia e artesanato na primeira edição do "Prata da Casa" de 2025

“Nós estamos reconhecendo aquelas pessoas que lutam, participam todos os anos da festa. São elas que mantêm viva essa tradição, essa fé. Nós temos que fazer esse reconhecimento público do trabalho que eles fazem. Este ano eu participei também, como festeiro, estive lá. É uma festa muito bacana. É tradição, fé, religiosidade, uma união do povo cuiabano por uma causa justa que é o bem de todos”, avaliou o deputado Eduardo Botelho.

“A festa do Bom Jesus de Cuiabá é uma festa tradicional, no sétimo ano já – sendo feita junto com o aniversário de Cuiabá –. Então, hoje, a gente reconhece todo esse trabalho dos festeiros, dos organizadores com as moções de aplausos. É um trabalho que visa obter renda para poder fazer filantropia, ajudar o próximo. Um trabalho muito bonito realizado pela igreja. A Assembleia demonstra aqui o seu respeito a essa história cultural, daqui da baixada cuiabana, que tem suas festas de santo, de comunidade”, afirmou Janaina Riva.


Leia Também:  Banheiros da Escola Tancredo Neves são reformados após articulação do deputado Juca do Guaraná

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública

Published

on

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.

O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.

Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.

Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.

Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.

Leia Também:  Paolla Oliveira e Diogo comemoram Dia dos Namorados com vídeo especial: ‘Química’

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.

Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.

Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.

O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.

Leia Também:  Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas realiza último Encontro Semestral de 2024 na sexta-feira

Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.

Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.

Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.

Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA