AGRONEGÓCIO

Líderes rurais das américas criam rede para fortalecer territórios e promover desenvolvimento sustentável

Publicado em

Líderes rurais de diferentes países do continente americano estabeleceram uma rede para impulsionar a cooperação e promover o desenvolvimento social e produtivo das comunidades rurais. A iniciativa, que conta com o suporte técnico do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), visa fortalecer e empoderar os territórios rurais, além de destacar seu papel crucial na segurança alimentar e como guardiões da biodiversidade.

Mais de 40 líderes de 21 países participaram do “Primeiro Encontro de Líderes da Ruralidade das Américas: Fortalecendo a ruralidade por meio da produção sustentável, resiliente e inclusiva”, realizado em São José, na Costa Rica. O evento foi organizado pelo IICA e envolveu intensas jornadas de diálogo e troca de experiências.

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, destacou a importância da rede para manter uma comunicação constante entre os líderes rurais e criar ações concretas para o desenvolvimento dos territórios. “A tarefa agora é transformar esse encontro em uma rede viva, com ações práticas para avançar. Identificamos sete ações de âmbito hemisférico para concretizar essa grande rede, onde os líderes rurais serão os protagonistas”, afirmou Otero.

Leia Também:  Safra recorde: Conab está em campo fazendo levantamento da safra 2023/24 de cana-de-açúcar

As ações da rede abrangem vários temas, incluindo o fomento do cooperativismo, a criação de um selo de agricultura familiar para apoiar a comercialização, a implementação de uma rede de bancos de germoplasma de sementes nativas, e a sistematização de experiências bem-sucedidas na produção de alimentos em condições de escassez hídrica. Outros tópicos discutidos incluíram a digitalização do setor agrícola e estratégias de extensão para as comunidades rurais.

Otero ressaltou que a iniciativa também buscará financiamento para as comunidades rurais por meio de parcerias com instituições como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Ele também planeja apresentar as conquistas do encontro e a criação da rede na próxima reunião do Comitê Executivo do IICA, agendada para julho, em São José.

Além das discussões e apresentações, os líderes participaram de visitas técnicas a zonas produtivas na Costa Rica, onde conheceram inovações em cacau orgânico, açúcar orgânico, caprinocultura sustentável e café, bem como processos de pesquisa aplicada para validar tecnologias agropecuárias e digitais.

Leia Também:  Lideranças rurais dizem que reduzir umidade da soja trará R$ 6 bi de prejuízos aos produtores

Os líderes que participaram do encontro fazem parte de uma iniciativa do IICA chamada “Alma da Ruralidade”, que reconhece homens e mulheres que fazem a diferença no campo do continente americano, contribuindo para a produção de alimentos saudáveis, bem-estar das comunidades rurais e conservação ambiental. A diversidade de participantes reflete a riqueza da ruralidade, com agricultores familiares, médios produtores, camponeses, integrantes de comunidades indígenas, docentes, estudantes e ativistas por um papel mais proeminente das mulheres e dos jovens na agricultura.

Com a criação desta rede, espera-se que a cooperação entre os países das Américas seja fortalecida, contribuindo para um desenvolvimento rural mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  China adota medidas para fortalecer comércio exterior diante de tensão tarifária com os EUA

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA