Várzea Grande

Título Sarita Baracat é entregue à matriarca Cleonice Sarat em noite de homenagens

Publicado em

Em uma emocionante sessão solene na noite de sexta-feira, 8 de março, a Câmara de Vereadores de Várzea Grande prestou homenagem a mulheres que se destacaram na sociedade, marcando o Dia Internacional da Mulher. A cerimônia, presidida pelo vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho, e pela primeira vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros, tornou-se um momento único ao entregar o título Sarita Baracat à matriarca Cleonice Damiana de Campos Sarat, mãe do prefeito Kalil Baracat.

A matriarca homenageada, Cleonice Sarat, foi enaltecida não apenas por seu papel na família Baracat, mas por sua trajetória exemplar como mulher, esposa, mãe e amiga. “Sarita Baracat foi uma mulher notável, eleita vereadora, prefeita de Várzea Grande e deputada estadual em uma época desafiadora. Ela abriu caminho para que as mulheres ocupassem espaços políticos e tomassem decisões que antes eram reservadas aos homens”, destacou a primeira-dama e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat, que na ocasião, representou o prefeito.

Emocionada, Kika ressaltou a importância da participação feminina na política e agradeceu à Câmara de Vereadores por reconhecer o legado de Sarita Baracat. “A homenagem não é apenas à Cleonice Sarat, mas a todas as mulheres que enfrentam desafios diários. Deixo aqui a mensagem do meu marido e prefeito que tem buscado e defende construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Leia Também:  Projeto que resgata animais em Várzea Grande recebe apoio de campanha contra maus-tratos

A entrega do título não se limitou à matriarca, estendendo-se a seis mulheres exemplares que desempenham funções cruciais na Prefeitura de Várzea Grande: Lucineia dos Santos Ribeiro – Secretária de Gestão Fazendária; Maria Gonçalina de Campos – Copeira; Edizes Luiza Reveles Pereira – Professora; Ellen Carla da Costa – Funcionária da Secretaria de Assistência Social; Jilaine Maria da Silva Brito – Tecelã e presidente da Teceart e Delze Maria Xavier Bispo Rezende – Professora.

Ao falar em nome das homenageadas, Lucineia dos Santos Ribeiro expressou sua gratidão e destacou a importância de mulheres ocuparem cargos desafiadores. “Nós, mulheres, somos profissionais, mães, amigas, esposas, irmãs e filhas. Este é um dom feminino, e me sinto abençoada por isso. Agradeço à minha família pelo apoio”, disse emocionada.

A sessão também foi marcada pela fala dos vereadores, que, além de homenagear diversas mulheres com buquês de flores, concederam o título Sarita Baracat a 62 mulheres, incluindo as funcionárias da prefeitura. O vereador Pedro Paulo Tolares ressaltou a importância de homenagear as mulheres diariamente, enquanto a vereadora Gisa Barros destacou a relevância da participação feminina na política, enaltecendo as colegas parlamentares Rosy Prado e Professora Eucaris.

Leia Também:  Novo título de renda fixa: BNDES celebra aprovação da LCD no Congresso

Rosy Prado, em sua fala, lembrou dos avanços conquistados pelas mulheres, mas ressaltou a necessidade de alcançar igualdade salarial e maior representatividade na política. “Devemos continuar lutando por mais respeito e para acabar com a violência contra a mulher”, concluiu a vereadora.

“A noite foi marcada por emoções, reconhecimento e um tributo merecido a mulheres que, como Sarita Baracat, deixaram um legado de coragem e determinação em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Entendo também que a entrega do título Sarita Baracat representa não apenas uma honraria, mas um compromisso renovado com a construção de um futuro mais igualitário para todas as mulheres de Várzea Grande”, pontuou a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que também coordena o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), que desenvolve atividades sociais e beneficentes no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação 

Published

on

Família e escola juntos nutrindo uma boa relação. Com essa proposta a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Eliza Maria da Silva, localizada no bairro Jardim dos Estados, promoveu nesse sábado (27), o Dia da Família na Escola. durante toda a manhã pais de alunos, professores, direção e comunidade escolar participaram de oficinas criativas, recreação e bazar.

“O objetivo desse encontro foi proporcionar a aproximação dos responsáveis pelos alunos, com a escola, num momento de acolhimento, pertencimento, estímulo e engajamento de aprendizagem. É também um momento de criar memórias afetivas”, destacou a diretora da unidade escolar, Dinalva Dias da Silva.

A diretora disse que a comunidade é bastante participativa e que é essencial manter uma boa relação com a família dos alunos, e o primeiro passo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Este sábado foi bastante produtivo, e já temos um encontro marcado para o mês de novembro para uma nova edição do dia da família na Escola”.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande assina Ordem de Serviço para reforma da Unidade de Saúde do Capão Grande

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo disse que a participação da família na escola é um alicerce para o desenvolvimento do aluno. “Essa união melhora o desempenho acadêmico, fortalece os vínculos afetivos e reduz a evasão escolar”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA