Mato Grosso

Seduc-MT orienta estudantes da rede estadual sobre período de inscrições no Sisu

Publicado em

Os estudantes da rede estadual de ensino que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão submeter as notas das provas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para acesso às instituições públicas de ensino superior no Brasil, entre os dias 22 e 25 de janeiro. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do exame e delibera a oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos.

Um desses alunos que fizeram o Enem no ano passado e que usarão a nota do Enem para tentar uma vaga pelo Sisu é Sarah Barros Lima, da Escola Estadual Elias Bento, de Canabrava do Norte. “Contei com a ajuda de um dos meus professores para fazer a inscrição no Enem e usamos chromebooks da escola”, afirmou, se referindo aos equipamentos eletrônicos entregues pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para os estudantes da rede pública.

Ela disse que pretende conseguir vaga para cursar farmácia ou enfermagem.

Leia Também:  Rotam recupera caminhonete furtada e prende suspeito por receptação e adulteração

Para Marcos Vinicius Machado, da Escola Estadual La Salle, de Rondonópolis, as notas do Enem têm relação com os materiais de qualidade.

“Os computadores e a internet para os estudantes contribuiu com os nossos estudos, dentro e fora da escola”, pontuou.

A secretária adjunta de Gestão Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Nadine Moreira, destacou o apoio ofertado através de ações, como o Pré-Enem Digit@l, e reforçou a participação dos estudantes no processo de acesso às instituições de ensino superior.

“Esse é um momento muito importante para todos os estudantes da nossa rede que participaram do Enem e que agora vão poder participar desse seletivo. É gratificante ver o resultado do nosso trabalho chegando às salas de aula, através de equipamentos tecnológicos, de materiais do ensino estruturado e formações dos nossos profissionais”, destacou.

Calendário

Depois da inscrição no Sisu entre os dias 22 e 25 deste mês, os estudantes devem aguardar a divulgação do resultado no dia 30. Os selecionados devem fazer a matrícula do dia 1º ao dia 7 de fevereiro de 2024.

Leia Também:  Aluno da rede estadual é reconhecido pelo MEC por seu bom desempenho no Enem 2024

Já os estudantes que tiverem interesse em permanecer na fila de espera dos cursos deverão manifestar interesse entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado da lista de espera será divulgado pelas próprias instituições de ensino selecionadas pelo estudante.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Entre viajar por horas e ser atendido perto de casa: o avanço do Saúde Digital MT no interior

Published

on

O Governo de Mato Grosso tem transformado o acesso à saúde no Estado com o programa Saúde Digital MT, que leva atendimento especializado à população de todas as regiões e evita deslocamentos de centenas de quilômetros em busca de consulta. Executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a iniciativa aproxima os serviços de saúde dos mato-grossenses e garante mais agilidade, comodidade e cuidado perto de casa.

Desde 2023, já foram realizados 637.826 telediagnósticos, 17.413 teleconsultorias, 17.759 teleinterconsultas e 5.944 teleconsultas no Estado.

“Eu acredito que, principalmente na saúde, na segurança e na educação, usar a tecnologia e a modernização a nosso favor é muito positivo. Num estado grande territorialmente como o nosso, isso facilita muito a vida de quem precisa e deixa o serviço público mais eficiente. No fim é isso. Saber usar os meios que temos hoje em favor das pessoas, para servir melhor o cidadão”, declarou o governador Otaviano Pivetta.

Profissionais de todos os 142 municípios já foram treinados pela equipe do programa para conseguirem utilizar a ferramenta. “O programa já teve adesão de todos os municípios de Mato Grosso, o que demonstra o empenho da Secretaria na articulação com os gestores para alcançar o maior número possível de cobertura. Isso tem sido fundamental para reduzir distâncias e garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao cidadão, evitando longas e cansativas viagens”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Segundo a gestora da Saúde Digital MT, Dra. Vânia Berti, além dos bons resultados, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de cerca de R$ 650 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.

“Com o Saúde Digital, os pacientes estão tendo acesso facilitado às avaliações de médicos especialistas, com comodidade e conforto. Já foram evitados mais de 790 milhões de quilômetros em deslocamentos desde a criação do programa”, avaliou.

Leia Também:  Motoristas têm até 29 de maio para pagar IPVA 2024 com desconto de 10%

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe, a implementação da Saúde Digital MT proporciona melhorias significativas no acesso, na qualidade e na continuidade do cuidado, reduzindo barreiras geográficas e tempo de espera para consultas, exames e encaminhamentos, além ampliar o acesso à atenção especializada, especialmente em municípios de pequeno porte e áreas rurais.

“Para a gestão municipal, a Saúde Digital fortalece a capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisão, com a identificação rápida de problemas e necessidades da população. Além disso, promove melhorias na qualificação dos profissionais, com maior organização do processo de trabalho, acesso rápido às informações e suporte à decisão clínica”, afirmou.

De acordo com o presidente, o programa melhora a Atenção Primária à Saúde e o fluxo de regulação no município, otimizando recursos financeiros e humanos, reduzindo desperdícios.

“A Saúde Digital fortalece o cuidado centrado no cidadão, amplia o acesso aos serviços, qualifica a assistência e fornece aos gestores informações estratégicas para uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências. A modalidade que mais tem se destacado é a retinografia, onde os municípios têm utilizado a ferramenta como forma de rastreio para diagnósticos precoces na retina”, acrescentou.

Janaína Schmitz levou o filho Oscar Felipe Schmitz, de 7 anos, a uma unidade de saúde de Sinop, no dia 27 de maio, para passar por uma teleconsulta com médico ortopedista. Ela considerou a iniciativa muito boa, pois não precisou se deslocar até Cuiabá, onde o médico estava, para consultar com o especialista.

“Para mim foi muito bom porque o meu filho é cadeirante, ele precisa muito da consulta dele e eu tenho outro bebê de sete meses também. Se a gente não tivesse essa teleconsulta, a gente tinha que deslocar até Cuiabá e para mim fica muito ruim, porque preciso pedir ambulância, preciso contratar uma babá pra ficar com meu outro filho pequeno. Então querendo ou não é um desgaste”, contou.

Leia Também:  Exército e PM fazem operação em Guarulhos sobre furto de metralhadoras

Segundo Janaína, o menino tem pé torto congênito e precisa passar por uma cirurgia. “Ele já teve acompanhamento em Cuiabá presencialmente com outro médico ortopedista. Era para ter marcado cirurgia com o médico que estava atendendo, mas eu engravidei, não consegui prosseguir e reagendaram ele para essa teleconsulta”, concluiu.

Saiba mais sobre o programa

Apesar de existir desde 2013 com o nome de Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X.

Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) podem sanar as dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto. Já na teleinterconsulta, é realizada uma consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

São 3.543 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado. São, ao todo, 2.620 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) cadastrados e treinados para utilizarem a plataforma.

Atualmente, o núcleo de Saúde Digital de Mato Grosso funciona em uma unidade própria, localizada em Cuiabá, que também conta com pontos focais nas 16 regiões de Saúde do Estado, graças à mediação dos Escritórios Regionais de Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA