Mato Grosso

Etapa estadual dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis começa com recorde de inscritos

Publicado em

A etapa individual dos Jogos Escolares e Estudantis de Mato Grosso deste ano, realizada em Várzea Grande (MT), começou nesta quinta-feira (13.07) com expectativa de muitas emoções e com um número recorde de atletas inscritos proporcionado pelos incentivos do Governo de Mato Grosso ao esporte. Em 2023, o total de inscritos foi 72% maior do que em 2019, no início da gestão.

“Vocês estão participando de uma noite histórica. Em 2019, quando a gente entrou no Governo, essa mesma etapa em Várzea Grande teve 1320 atletas, e essa que vocês estão participando hoje conta com a inscrição de 2272 atletas. São quase mil crianças a mais que estão praticando e investindo seu tempo no esporte e se desenvolvendo cada vez mais. É isso que faz todo o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) valer a pena”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, na abertura oficial do evento, realizada na noite desta quinta-feira (13). A solenidade aconteceu no ginásio Fiotão, e envolveu atletas, dirigentes e autoridades locais.

A competição, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (16), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões estaduais.

Leia Também:  Artesanato mato-grossense atrai compradores de outros países em feira no Ceará

O prefeito Kalil Baracat aproveitou para agradecer o Governo de Mato Grosso pela iniciativa de aproximar o esporte da comunidade. “A nossa gratidão ao companheirismo e a parceria de sempre com o Governo do Estado, através da Secel, que sempre promove eventos magníficos como esses, com tantos jovens e municípios participando e se Deus quiser, daqui sairão futuros atletas nacionais e internacionais”, destaca.

As disputas envolvem as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginásticas artística e rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling. As competições acontecem, simultaneamente, em diferentes espaços esportivos, incluindo alguns de Cuiabá. “Nós temos buscado todos os anos a parceria e com certeza já estamos na expectativa do próximo ano, para trazer ainda mais municípios e atletas. O nosso muito obrigado ao Governo do Estado e ao time da Secel, por acreditar em Várzea Grande”, agradece o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Apaixonada pelo esporte, a deputada federal Gisela Simona, também parabenizou o trabalho do Governo do Estado por incentivar a prática esportiva e contribuir com um futuro melhor para a população mato-grossense. “O governador Mauro Mendes costuma dizer que em Mato Grosso só não praticará esporte quem não quer e isso é uma realidade, porque nós temos tido abertura de várias modalidades em diversos municípios do estado. Parabéns também a cada um dos familiares que estão aqui, que estão incentivando seus filhos e sua família a participar do esporte”, disse a deputada.

Leia Também:  Seduc certifica 600 pessoas no programa de alfabetização de jovens e adultos em Cuiabá

A cerimônia de abertura contou com desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas, além da apresentação de Ginástica Rítmica do município de Sinop.

De variadas regiões de Mato Grosso, 48 municípios mato-grossenses contam com representantes no evento esportivo, dentre os quais: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranaíta, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, e muitos outros.

Início dos jogos

A partir desta sexta-feira (14.07), algumas equipes já entraram em quadra para as primeiras disputas. Pela manhã, as provas começam às 7h30, e à tarde, a partir das 13h30.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Seciteci divulga trabalhos classificados da regional Norte da Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) divulgou a relação dos 18 trabalhos classificados na categoria Ensino Médio da Etapa Regional Norte – Sorriso da XVIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). Os projetos representarão a região na etapa estadual da competição.

Os trabalhos foram selecionados por bancas avaliadoras formadas por especialistas, que analisaram critérios como inovação, relevância científica, impacto social, qualidade metodológica e potencial de aplicação.

Os projetos contemplam as áreas de Ciências, Engenharias e Economia Criativa, apresentando soluções voltadas ao meio ambiente, agronegócio, tecnologia, sustentabilidade, educação e desenvolvimento social.

Todos os classificados seguem agora para a etapa estadual da XVIII MECTI, onde disputarão vagas para representar Mato Grosso em eventos científicos de abrangência nacional e internacional.

A lista completa dos trabalhos classificados está disponível aqui (clique).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Município solicita apoio de deputado estadual para investimentos na área da saúde
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA