Mato Grosso

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros é eleito presidente de conselho nacional

Publicado em

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). O conselho se reuniu em Brasília (DF) nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) para tratar de questões administrativas.

“Esses dias de trabalho foram extremamente produtivos e demonstraram o potencial de integração dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Compartilhamos e evidenciamos as conquistas alcançadas e os desafios que teremos pela frente, para aumentar a excelência dos nossos atendimentos. Enquanto presidente do Ligabom, buscarei fortalecer as corporações no país”, pontuou o coronel Alessandro Borges.

O encontro contou também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que ressaltou a importância da integração entre as corporações e o Poder Executivo Federal.

“Que os senhores possam estabelecer metas de eficiência em curto prazo. Pois a população carece urgentemente das ações de segurança. O Ministério é a casa do Corpo de Bombeiros Militar, é a casa da Segurança Pública”, afirmou o ministro Flávio Dino.

Leia Também:  "As estratégias são traçadas todos os dias conforme a situação local", afirma comandante do Corpo de Bombeiros

Nova mesa diretora

O comandante-geral do CBMMT já estava à frente do conselho desde o fim de janeiro de 2023, de forma temporária, e agora assume o biênio 2023-2024 após ser eleito pelos membros do Ligabom. Novos comandantes também foram eleitos para compor a nova mesa diretora.

1º Vice-presidente: Cel Célio Roberto Pinto de Araújo – CBMMA
2º Vice-presidente: Cel Alexandre dos Santos Cerqueira – CBMES
Regional Nordeste: Cel Adson Marchesini – CBMBA
Regional Norte: Cel Nivaldo Azevedo Ferreira – CBMRO
Regional Sul: Cel Manoel Vasco de Figueiredo Junior – CBMPR
Regional Sudeste: Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho – CBMMG
Regional Centro-oeste: Cel Washington Luiz Vaz Júnior – CBMGO
Coordenadora Política: Cel Mônica de Mesquita Miranda – CBMDF

Durante o encontro, ocorreu também o nivelamento das informações de caráter interno, por meio dos Representantes Regionais; Comitês e setores administrativos. Os comandantes puderam participar de palestras com profissionais de segurança pública e responsáveis técnicos do Ministério da Justiça e SENASP, com objetivo de facilitar os encaminhamentos de cursos e aquisições.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 41 incêndios florestais neste sábado (6)

Ligabom

Fundado em dezembro de 2003, o Ligabom é um Órgão Colegiado que representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Entre viajar por horas e ser atendido perto de casa: o avanço do Saúde Digital MT no interior

Published

on

O Governo de Mato Grosso tem transformado o acesso à saúde no Estado com o programa Saúde Digital MT, que leva atendimento especializado à população de todas as regiões e evita deslocamentos de centenas de quilômetros em busca de consulta. Executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a iniciativa aproxima os serviços de saúde dos mato-grossenses e garante mais agilidade, comodidade e cuidado perto de casa.

Desde 2023, já foram realizados 637.826 telediagnósticos, 17.413 teleconsultorias, 17.759 teleinterconsultas e 5.944 teleconsultas no Estado.

“Eu acredito que, principalmente na saúde, na segurança e na educação, usar a tecnologia e a modernização a nosso favor é muito positivo. Num estado grande territorialmente como o nosso, isso facilita muito a vida de quem precisa e deixa o serviço público mais eficiente. No fim é isso. Saber usar os meios que temos hoje em favor das pessoas, para servir melhor o cidadão”, declarou o governador Otaviano Pivetta.

Profissionais de todos os 142 municípios já foram treinados pela equipe do programa para conseguirem utilizar a ferramenta. “O programa já teve adesão de todos os municípios de Mato Grosso, o que demonstra o empenho da Secretaria na articulação com os gestores para alcançar o maior número possível de cobertura. Isso tem sido fundamental para reduzir distâncias e garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao cidadão, evitando longas e cansativas viagens”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Segundo a gestora da Saúde Digital MT, Dra. Vânia Berti, além dos bons resultados, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de cerca de R$ 650 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.

“Com o Saúde Digital, os pacientes estão tendo acesso facilitado às avaliações de médicos especialistas, com comodidade e conforto. Já foram evitados mais de 790 milhões de quilômetros em deslocamentos desde a criação do programa”, avaliou.

Leia Também:  Edital da Secel vai premiar obras literárias e projetos de fomento à literatura em Mato Grosso

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe, a implementação da Saúde Digital MT proporciona melhorias significativas no acesso, na qualidade e na continuidade do cuidado, reduzindo barreiras geográficas e tempo de espera para consultas, exames e encaminhamentos, além ampliar o acesso à atenção especializada, especialmente em municípios de pequeno porte e áreas rurais.

“Para a gestão municipal, a Saúde Digital fortalece a capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisão, com a identificação rápida de problemas e necessidades da população. Além disso, promove melhorias na qualificação dos profissionais, com maior organização do processo de trabalho, acesso rápido às informações e suporte à decisão clínica”, afirmou.

De acordo com o presidente, o programa melhora a Atenção Primária à Saúde e o fluxo de regulação no município, otimizando recursos financeiros e humanos, reduzindo desperdícios.

“A Saúde Digital fortalece o cuidado centrado no cidadão, amplia o acesso aos serviços, qualifica a assistência e fornece aos gestores informações estratégicas para uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências. A modalidade que mais tem se destacado é a retinografia, onde os municípios têm utilizado a ferramenta como forma de rastreio para diagnósticos precoces na retina”, acrescentou.

Janaína Schmitz levou o filho Oscar Felipe Schmitz, de 7 anos, a uma unidade de saúde de Sinop, no dia 27 de maio, para passar por uma teleconsulta com médico ortopedista. Ela considerou a iniciativa muito boa, pois não precisou se deslocar até Cuiabá, onde o médico estava, para consultar com o especialista.

“Para mim foi muito bom porque o meu filho é cadeirante, ele precisa muito da consulta dele e eu tenho outro bebê de sete meses também. Se a gente não tivesse essa teleconsulta, a gente tinha que deslocar até Cuiabá e para mim fica muito ruim, porque preciso pedir ambulância, preciso contratar uma babá pra ficar com meu outro filho pequeno. Então querendo ou não é um desgaste”, contou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em carreta que transportava pluma de algodão

Segundo Janaína, o menino tem pé torto congênito e precisa passar por uma cirurgia. “Ele já teve acompanhamento em Cuiabá presencialmente com outro médico ortopedista. Era para ter marcado cirurgia com o médico que estava atendendo, mas eu engravidei, não consegui prosseguir e reagendaram ele para essa teleconsulta”, concluiu.

Saiba mais sobre o programa

Apesar de existir desde 2013 com o nome de Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X.

Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) podem sanar as dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto. Já na teleinterconsulta, é realizada uma consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

São 3.543 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado. São, ao todo, 2.620 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) cadastrados e treinados para utilizarem a plataforma.

Atualmente, o núcleo de Saúde Digital de Mato Grosso funciona em uma unidade própria, localizada em Cuiabá, que também conta com pontos focais nas 16 regiões de Saúde do Estado, graças à mediação dos Escritórios Regionais de Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA